Em inglês, assim como em português, alguns desses substantivos são contáveis, enquanto outros não. Ou seja, alguns têm plural (são contáveis), e outros ficam só no singular (incontáveis). Um exemplo de incontável que vale para os dois idiomas é a palavra dinheiro – money em inglês.
Os termos “some” e “any” são usados com substantivos contáveis e incontáveis, mas com uma GRANDE DIFERENÇA, que, inclusive, é o ponto que nos permite diferenciá-los e fazer suas colocações corretas nas frases: “any” é usado APENAS em sentenças negativas e interrogativas, NUNCA em sentenças afirmativas.
Some pode significar algum, alguns, alguma ou algumas e any pode significar algum, alguns, alguma, algumas, nenhum ou nenhuma. As palavras some e any são utilizadas quando fazemos referência à quantidade de algo e podem ser usadas com substantivos contáveis ou incontáveis.
Usar any em frases interrogativas, assim como some em frases afirmativas traz o sentido de “algum, alguma, alguns e algumas”. Mas sempre use any quando a frase interrogativa não envolver o ato de oferecer ou pedir algo.
O any pode ser utilizado em sentenças afirmativas: ao ser utilizado depois do If; caso possua o sentido de qualquer; ou caso tenha alguma palavra na sentença que transmita uma ideia negativa à frase, como seldom, never, rarely, without e etc. Também é utilizado em perguntas curtas.