Importante: É o que traz resultados, é relevante e se refere a valor. São tarefas que merecem prioridades. Urgente: Refere-se a prazo, exigindo atenção imediata para execução da tarefa.
Uma tarefa emergencial é aquela que era importante e por não ter sido feita se tornou importante e urgente e também não foi feita. Agora precisa ser executada imediatamente e isso indica que você falhou em algum momento ou está seriamente desorganizado.
Importante e urgente (ou seja, faça imediatamente) Importante, mas não urgente (boa para tarefas que devem ser desenvolvidas no médio ou longo prazo) Urgente, mas não importante (como fazer ligações, e-mails e reuniões) Não urgente, não importante (tarefas que estão na lista, mas podem esperar ou serem eliminadas)
Como definir prioridades quando tudo é urgente
Tarefas importantes são aquelas que têm um prazo de entrega maior e, por isso, é possível realizá-las respeitando um planejamento. Tais tarefas geralmente estão vinculadas a objetivos e metas e constam (ou deveriam constar) na lista de afazeres. De vez em quando, algo que era “apenas” importante passa a ser urgente.
Importante é um adjetivo que é atribuído a algo ou alguém que possui mérito ou reconhecimento por algum feito. Em termos gerais, ele define a qualidade do que é relevante, que tem muito valor por suas qualidades, ou seja, o que tem importância.
São os gastos de tempo de forma inútil, tarefas feitas por comodidade ou por serem “socialmente” apropriadas. ... São as atividades em que você e sua equipe usam o tempo, mas não surte muito resultado com isso. A percepção do que é circunstancial é muito particular.
Dwight D. Eisenhower foi um presidente estadunidense e general do exército. É dele a famosa frase: “o que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante”.
Eisenhower. Dwight David "Ike" Eisenhower (Denison, 14 de outubro de 1890 — Washington, 28 de março de 1969) foi o 34º Presidente dos Estados Unidos de 1953 até 1961. Antes disso, ele foi um general de cinco estrelas do Exército Americano.
A matriz de Eisenhower A ideia é que todas as suas tarefas podem ser distribuídas em 4 quadrantes, com dois eixos: um de Importância e outro de Urgência. Esses 4 quadrantes recebem um valor de 1 a 4 baseado em sua prioridade.
A matriz de Eisenhower, também conhecida como matriz Eisenhower ou matriz urgente/importante, é uma estrutura simples para priorizar tarefas e gerenciar carga de trabalho. Seu nome é uma homenagem a Dwight D. Eisenhower, um general de cinco estrelas e o 34º presidente dos Estados Unidos.
É uma ferramenta visual, de fácil entendimento, e bastante eficaz para que as pessoas organizem melhor seu tempo de acordo com suas verdadeiras prioridades.
A Matriz de Eisenhower é atribuída a Dwight D. Eisenhower, que foi general do exército americano antes de ser presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961. Também conhecida como Matriz de Gerenciamento do Tempo. Dwight Eisenhower foi conhecido por ser uma pessoa produtiva.
Como tirar o maior proveito da Matriz de Eisenhower?
O primeiro passo para a construção da sua Matriz de Eisenhower é desenhar um plano cartesiano. Ou seja, faça um quadrado e o divida em dois eixos (horizontal e vertical), formando quatro quadrantes. A linha vertical representa a importância das tarefas, enquanto a horizontal representa a urgência.
A Matriz de Decisão é uma ferramenta de APOIO a decisão e que permite uma análise que considera todos os aspectos relevantes. É uma ferramenta simples, porém com um certo índice de subjetividade, portanto vale a pena frisar mais uma vez que esta é uma ferramenta de APOIO não podendo ser tomada como absoluta verdade.
A matriz de priorização de processos é uma ferramenta de fácil utilização e de simples entendimento que ajuda no processo de priorização dos problemas e de situações internas da empresa. ... Geralmente, a matriz de priorização é integrada a outros métodos de gestão de qualidade, como o ciclo PDCA, na fase de Planejamento.