Deve-se começar a defumação pelo Congá, passando pelos médiuns da corrente, assistência e depois o lado de fora do terreiro até chegar no portão. É feito desta forma de dentro para fora, para levar todas as energias negativas que houver, para fora do ambiente e não permitir que outras entrem.
Como adicionar um gosto defumado às suas receitas As ervas finas como coentro, louro e tomilho são ótimas opções para aromatizar o defumado. Outros temperos como cominho, pimenta calabresa, alecrim e alho podem ser combinadas para dar deixar os alimentos ainda mais gostosos.
A fumaça em pó é um produto desenvolvido a partir da fumaça líquida para adicionar sabor de defumado aos alimentos, tendo, basicamente, a mesma funcionalidade de um tempero. É produzida a partir da queima de madeiras desgastadas com o tempo, tendo sua fumaça canalizada e misturada a outras especiarias.
Fumaça em pó pode ser utilizada como tempero para carnes ou pratos em que o sabor da defumação seja desejado. Pode ser acrescentada em linguiças frescas e cozidas, bacon, linguiça calabresa entre outros produtos de charcutaria.
O tempero fumaça em pó é um produto desenvolvido a partir da fumaça líquida que dá sabor, cor e aroma defumado aos alimentos. É usado em carnes grelhadas, hambúrgueres, legumes, frango, carne suína, peixes, entre outros. Também é utilizado para fazer o famoso molho Barbecue.
MODO DE USAR: Adicionar de 10 a 20 g do condimento aroma de fumaça em pó para cada 1 kg de massa.
As fumaças líquidas, geralmente, são diluídas em água (com uma taxa de diluição variável de acordo com o tipo e a concentração inicial de fumaça). Os tempos de imersão são relativamente curtos (30 segundos) e seguidos de uma fase de secagem (30 minutos em 35ºC).
Como usar a fumaça líquida Nas carnes, borrife ou pincele antes de levar para o forno ou para a churrasqueira elétrica. Não precisa pincelar durante o cozimento, porque corre o risco de exagerar e a carne ficar amarga. Já nos caldos, pingue algumas gotas, misture e experimente.
Fumaça líquida é um condimento feito a partir da fumaça real capturada e condensada para uso culinário. A fumaça líquida é muito utilizada entre veganos e vegetarianos, por, supostamente, ser uma alternativa livre de exploração animal para dar aroma, cor e sabor de carne defumada aos alimentos.
A aplicação da fumaça líquida é simples e pode ser feita de 3 maneiras:
Fumaça líquida (liquid smoke) É um métodos de defumação a frio. Basta deixar o alimento de molho no líquido ou usar na finalização de pratos e molhos. Na marinada, quanto mais tempo, mais acentuado fica o sabor de defumado.
Misture o sal grosso com o açúcar mascavo (pode ser o refinado também) e junte folhas de laranjeira (ou as ervas desidratadas) rasgadas à mão. O sal vai desidratar o peixe, facilitando a defumação, e o açúcar ajuda a dar uma coloração e também na conservação do peixe defumado.
Método 1 de 6: Para peixes que serão defumados a quente, apenas esfregue um pouco de sal temperado ou mergulhe-os rapidamente em uma marinada para dar sabor. Faça uma solução de sal e água na mesma proporção sugerida acima. Coloque o peixe na salmoura. Deixe-o lá por uma hora.
Feijão defumado com Fumaça em Pó Bombay! Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela média. Assim que começar a ferver, baixe o fogo e cozinhe com a tampa entreaberta por aproximadamente 40 minutos, o grão deve ficar macio e inteiro.
Para variar o sabor do feijão
Para deixar seu feijão ainda mais gostoso, você pode refogar pedacinhos de calabresa ou de paio junto com a cebola e o alho. Quer deixar ainda mais gostoso? Frite pedacinhos de bacon, escorra bem e sirva por cima do feijão — também vale cheiro-verde e outras ervas frescas!
Colocar o feijão depois do molho na panela de pressão com água 2 dedos acima do nível do feijão, acrescentar a cebola, o alho, a salsinha, o coentro, as folhas de louro, o caldo de bacon e a linguiça de sua preferência crua.
1Deixe o feijão de molho na água por duas horas. 2Passe o feijão e a água para a panela de pressão. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar. 3Depois deste tempo, retire a panela do fogo e deixe-a descansar, até que toda a pressão saia.
O preparo:
Os dois legumes possuem um tempo de cozimento diferente. O alho cozinha mais rápido do que a cebola, por isso, se for para a panela antes do tempo, vai queimar e deixar o feijão com gosto amargo.
A cebola tira o gosto de queimado do feijão. Experimente colocar uma inteira e descascada na panela que está sendo feito o feijão que queimou. Para que a farinha de trigo guardada não encaroce, acrescente-lhe um pouco de sal. Use as folhas de salsão secas como condimentos em sopas, molhos de saladas ou cozidos.
Despeje todo o conteúdo da panela de pressão dentro da panela grande. Tempere com uma pitada grande de sal e adicione a salsinha picada. Corte a laranja em quatro, sem ir até o fundo, e coloque na panela (ela ajuda a tirar a acidez da feijoada).
Deixar de molho Mergulhe-o na água por pelo menos 12 horas, para que os grãos fiquem macios e eliminem toxinas, como aquelas que causam gases. A dica é deixar o feijão na água antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte, de manhã. Mas, lembre-se que é preciso trocar a água pelo menos uma vez durante o período.
Cozinhar Feijão: Para acelerar o cozimento do feijão deixe ele de molho em água quente por 30 minutos e depois cozinhe normalmente. Caso não queria perder tempo no dia do cozimento, deixe o feijão de molho da noite para o dia, assim ele vai amolecer e cozinhar muito mais rápido.
Se você está com muita pressa e precisa engrossar o caldo do feijão em poucos minutos, acrescente mais amido à receita. Faça a seguinte misturinha: 2 colheres (sopa) de amido de milho em 3 colheres (sopa) de água fria. Dilua bem antes de despejar no feijão.
Mas cuidado, se o seu feijão estiver salgado demais isso vai fazer com que o sabor do sal se destaque, nesse caso é melhor seguir as outras opções. Amasse o Feijão: O feijão contém amido dentro dos grãos, então espremer um pouco dos grão ajuda a engrossar o caldo sem a necessidade de adição de outros amidos.