São Paulo: Saraiva, 1996. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola Feedback da resposta: Correta: E Comentário: A LDB apresenta os princípios norteadores da educação nacional em seu artigo 3º, transcrito abaixo: I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e ...
3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; ... XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. ... A legislação já prevê que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, seja componente curricular obrigatório na educação básica, “de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar; respeito à pluralidade de idéias e concepções pedagógicas; respeito à liberdade e a tolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, gratuidade do ensino público em estabelecimento ...
Resposta: De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
Dois pilares pedagógicos sustentam a construção dos materiais educativos produzidos para os nove anos do Ensino Fundamental: foco na aprendizagem e religação dos saberes. Tem como referência o Art 13, inciso II da LDB (Lei 9.
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Direito à educação: efetividade dos princípios reguladores do ensino. “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
DICAS PARA UMA GESTÃO EDUCACIONAL MAIS EFICIENTE
Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.
Os princípios da educação integral em práticas educativas
São agentes sociais envolvidos no processo educativo os professores, os administradores escolares, os funcionários diversos da escola, as famílias e agentes da sociedade civil (como ONGs e igrejas) que desejem participar de maneira mais ativa da educação.
Para um bom gestor, crescer não é o suficiente. É necessário manter o controle e a qualidade do serviço prestado. Ou seja, garantir que a escola esteja oferecendo alto índice de aprendizado e influenciando positivamente todo o cenário ao seu redor.
A educação precisa fazer parte de um tripé muito importante que faz com que o bem-estar geral se estabeleça, que é a família e sua cultura – e a escola deve participar ativamente desse processo; é preciso a presença do poder público, da escola com professor, os alunos, que modifica para melhor a região; e é própria ...
Valores – É preciso sintonia quanto aos caminhos e princípios que devem reger a formação do aluno, já que o ambiente escolar é também um lugar de convivência, no qual deve ser exercitado o respeito e a solidariedade, além do desenvolvimento cognitivo.
Assim, com olhar amplo, consegue alcançar bons resultados tanto no funcionamento da escola quanto na eficiência do ensino. Isso porque uma gestão eficiente evita retrabalhos, reduz ruídos e integra os setores. E os resultados da gestão aparecem no principal serviço da escola: ensino de qualidade!
Educação de qualidade é o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. A educação tem poder para erradicar a pobreza, transformar vidas e promover avanços em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Secretaria de Educação Básica. A convivência democrática na escola supõe diálogo, ação cooperativa e participação ativa de toda a comunidade escolar, na busca por soluções e encaminhamentos para os conflitos cotidianos e a construção de valores de ética e de cidadania.
Confira a seguir:
45 sugestões para melhorar a educação no Brasil
É fundamental demonstrar maturidade profissional. Isso significa lidar com situações adversas, com pessoas distintas, solucionar conflitos e participar de projetos complicados. O gestor escolar deve possuir habilidades para enfrentar todos os desafios com sabedoria, coerência, tato e disciplina.
O principal objetivo de um sistema de gestão educacional é simples: economizar tempo, agilizar as rotinas, avaliar o desempenho de todas as tarefas e organizar o setor financeiro. Pontos básicos essenciais que um sistema deve ter. Hoje, muitas dessas tarefas são impossíveis de ser feitas manualmente.
Para isso, a comunidade precisa acreditar na escola que divide o espaço com ela. ... Além disso, os benefícios chegam até os alunos, pois a escola, ao se aproximar da comunidade, tem mais condições para atuar no desenvolvimento integral de seus alunos, oferecendo uma Educação que faça sentido e considerando sua trajetória.