EQST

Qual A Via Enteral?

Qual é a via enteral?

A via Enteral são as drogas de uso Retal e Oral. Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal. A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito.

Qual é o volume máximo permitido para aplicação de medicamentos na administração de medicamentos por via parenteral em indivíduo adulto?

Aplicar o volume máximo de 2ml de medicamento no músculo deltóide e de 5ml, no vasto lateral, dorso glúteo e no ventroglúteo em cada aplicação e em clientes adultos.

Qual é a contraindicação da técnica de infusão de medicamento por via intravenosa?

CONTRAINDICAÇÕES: • Medicações que não possuem formulação para via endovenosa. Impossibilidade de obtenção de uma via para acesso venoso.

Quais as complicações mais comuns na administração de medicação pela via intradérmica?

As complicações mais comuns são reações alérgicas locais (rubor, edema, dor e endurecimento do local, presença de pápula).

Como aplicar uma injeção intradérmica?

Técnica:

  1. Lavar as mãos.
  2. Preparar o medicamento seguindo a técnica.
  3. Firmar a pele com os dedos indicador e polegar da mão esquerda.
  4. Introduzir a agulha com o bisel voltado para cima, em ângulo de 15º com relação à pele do paciente.
  5. Introduzir somente o bisel, aproximadamente 2mm de extensão.

Porque a BCG é intradérmica?

Esta vacina protege contra a tuberculose e suas formas graves: meningite e doença disseminada. A criança deve ser vacinada o mais precoce possível, idealmente no 1º mês de vida.

Qual é a via é o local correto para administrar a BCG?

A via intradérmica é uma via de absorção lenta, utilizada para a administração da vacina BCG-ID, para a realização da prova de sensibilidade aos soros e da prova de hipersensibilidade.

Como é aplicada a vacina BCG?

A vacina é administrada por via intradérmica. A administração da vacina é feita na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. O uso do braço direito tem por finalidade facilitar a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação.

Qual via é aplicada a BCG?

Via de Administração A vacina BCG liofilizada, após diluição com solução de cloreto de sódio e completa homogeneização, é aplicada por via intradérmica na dose indicada de 0,1ml, na inserção inferior do músculo deltoide do braço direito.

Qual camada da pele é realizada a vacina BCG?

A BCG é uma das primeiras vacinas administradas no recém-nascido. Esse procedimento deve ser feito de preferência nas primeiras doze horas de vida. A vacina é administrada via injeção intradérmica, ou seja, na camada interna da pele, a derme. Por padrão, sempre no braço direito.

Quantas vezes se toma a BCG?

Quantas doses de BCG são aplicadas? Uma única dose, logo após o nascimento. Até 2006, eram aplicadas duas doses: uma no bebê recém-nascido e outra entre os 6 e 10 anos. No entanto, a baixa eficácia no combate à tuberculose, fez com que o Ministério da Saúde suspendesse a segunda dose da vacina BCG.

Quando deve se aplicar a vacina BCG?

A vacina BCG só deve ser aplicada quando a criança atingir peso superior a 2kg. No entanto, a dose deve ser administrada o mais cedo possível, preferencialmente quando ainda estiver na maternidade. Já para a vacina contra hepatite B, a regra é a mesma: a vacina deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida.

Quando é necessário repetir a BCG?

Devemos revacinar crianças que não apresentarem cicatriz vacinal da BCG? Não há recomendação de revacinar crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal independentemente do tempo transcorrido após a vacinação.

Quantos dias pode tomar a BCG?

Como já falamos, a aplicação da BCG é obrigatória em recém-nascidos ou, caso haja algum problema, logo após o primeiro mês de vida do bebê. Se, por algum motivo a criança não foi vacinada nos primeiros dias de vida, pode tomá-la de rotina até os 5 anos de idade.