CONFECÇÃO DE PLANOS GUIAS (Preconizada pela disciplina de PPR - UFPE) Na face proximal deve-se desgastar com o cinzel do delineador a aproximadamente metade desta face 1 mm acima das papilas gengivais. Deverá ser confeccionado um degrau (uma parede gengival) de 0,5 mm de espessura bastante homogênea em sua espessura.
Pilar é qualquer dente que suporta uma prótese dentária, enquanto retentor é a porção da prótese parcial fixa ou removível que prende a prótese ao pilar. Consequentemente, o pilar é a parte da cavidade oral do paciente (p. ex., um dente ou implante), enquanto o retentor é parte de uma prótese.
A área retentiva dos dentes depende da localização do equador (dental ou protético). Este equador é uma linha imaginária que contorna o dente pelo seu limite mais externo. Quando o dente é colocado orientado segundo seu longo eixo, essa linha é chamada de equador dental.
O equador anatômico, é a linha de maior circunferência de um dente, que divide a área retentiva da expulsiva, isso quando analisamos o dente individualmente, e o equador protético, é aquele que é determinado com o uso do delineador.
O equador protético deve encontrar-se entre o terço cervical e o terço médio do dente.
Variação de Resiliência a diferença entre a elasticidade das fibras do ligamento periodontal e a resiliência da fibromucosa é grande (DESFAVORÁVEL). A fibromucosa apresenta-se menos consistente que o rebordo residual compressivo e portanto sofre maiores alterações de volume ao serem aplicadas forças compressivas.
Suporte (fixação) – princípio onde o grampo resiste às forças que tendam a deslocá-lo no sentido oclusal, impedindo que a prótese sofra movimento de intrusão. Para isso, deve existir o apoio como elemento participativo....Princípios:
O delineador é um cosmético usado para realçar os olhos. É aplicado ao redor do contorno dos olhos para criar uma variedade de ilusões estéticas. O delineador vem sendo utilizado desde o Antigo Egito.
Segundo McGIVNEY, 2004, um retentor direto é “qualquer elemento da prótese parcial removível que se relaciona com um dente pilar impedindo seu deslocamento dos tecidos de suporte”. ... Em algumas situações, dois apoios geram um eixo imaginário de rotação ao redor do qual a prótese pode girar.
Classificação de Kennedy (1925) Ele tenta classificar as arcadas parcialmente desdentadas de um modo que sugere certos princípios de desenho da prótese para cada situação: Classe I: área desdentada bilateral, localizada posterior aos dentes naturais (dento-muco-suportada).
são grampos circunferenciais unidos pelo apoio ( retenção nas proximais opostas), ou unidos pelo braço de oposição ( retenção nas proximais adjacentes). Indicação: em molares e pré-molares, no lado dentado das classes II e IV. É um grampo de eleição para se obter retenção indireta.
A indicação para a prótese parcial fixa dependerá da quantidade de dentes que a pessoa perdeu, do posicionamento e da extensão do chamado espaço protético, ou seja, o local em que um ou mais dentes seriam colocados.
Ao acharmos os retentores diretos, traça-se uma linha imaginária entre eles para achar a linha de FULCRO. Na região anterior temos uma área de potência. Na região posterior teremos uma área de resistência.
A linha imaginária do fulcro passa pelos apoios mais distais ou posteriores do arco, representando uma zona de instabilidade através de um braço de resis- tência voltado para região dentada e um braço de po- tência voltado para a área edêntula.
A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.