2010. Porém segundo Libâneo(2007), a legislação educacional brasileira entende sistema de ensino como uma estrutura administrativa que facilita a organização. Organizar significa ordenar. No caso de um sistema significa determinar sua constituição e funcionamento.
A legislação é um instrumento importante para compreender a política educacional e, consequentemente, o planejamento. ... O planejamento participativo como processo que possibilita o conhecimento da realidade por meio da ação e da reflexão, como função de transformar uma dada realidade.
Isso significa que todos devem pensar juntos sobre qual é a missão e os objetivos da escola, por exemplo. ... Em poucas palavras, o planejamento significa conhecer a realidade e as necessidades da comunidade escolar, estabelecer metas e objetivos, destinar recursos financeiros e materiais e gerir tempo e pessoas.
O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.
Uma gestão escolar democrática é aquela na qual se prioriza a participação do coletivo em todas as ações tomadas no âmbito da escola.
Um planejamento de ensino deverá prever: Objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais. Conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos. Procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e promovem as atividades de aprendizagem.
Além de auxiliar os educadores na condução de aulas mais eficientes e dinâmicas, o planejamento pedagógico proporciona a troca de experiências e de ideias entre os professores e coordenadores pedagógicos. ... A intenção é que a escola construa propostas mais eficientes para cumprir sua missão pedagógica.
O planejamento urbano é um processo importante para o desenvolvimento da cidade visando a melhora das áreas urbanas existentes e das que serão criadas. É um tema importante e que precisa de atenção, pois envolve o espaço urbano e, consequentemente, todas as relações que nele existe e se desenvolverão.
Pequim foi uma das primeiras cidades que tentaram ordenar o seu espaço urbano, criando um xadrez viário de superquadras alinhadas com a Cidade Proibida, a residência e figura central do império.
1. Um plano para o crescimento. As cidades prósperas têm uma visão de que devem seguir através de um plano para alcançar um desenvolvimento de maneira ordenada. ... São conhecidos os grandes esforços para melhorar a habitabilidade, a prosperidade e a igualdade que tem espaço em várias cidades.
A falta de planejamento público e a ausência de uma maior consciência ambiental constituem os problemas ambientais urbanos, como a poluição das águas de rios, lagos e oceanos, o aumento das temperaturas, a ocorrência de chuvas ácidas (fruto da emissão de gases tóxicos na atmosfera), isso tudo somado às poluições visual ...
1. Estado Gestor. ... O Estado tem a função de planejar e gerir a cidade através de uma política urbana, sendo toda ela concentrada em ações que promovam a função social da propriedade e o bem-estar de seus habitantes. O Planejamento e a Gestão Urbana fazem parte do regime jurídico do Planejamento Urbanístico.
Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento de cidades e vilas, incluindo preocupações ambientais, zoneamento, áreas urbanas, infraestrutura, etc.
O planejamento urbano afeta nossa percepção da cidade e o uso que fazemos dela. ... São áreas diretamente relacionadas à qualidade de vida nas cidades e que, se acessíveis, também fomentam a mobilidade ativa.
As mudanças climáticas são uma realidade. Fenômenos extremos, como tempestades e furacões, devem se tornar cada vez mais frequentes e intensos. Tanto a prevenção quanto a capacidade e agilidade de resposta de uma cidade diante dessas ocorrências depende, antes de tudo, do planejamento urbano.
Torna o transporte mais eficiente Um bom planejamento urbano, portanto, deve pensar em alternativas para melhorar a qualidade do transporte público a fim de diminuir a quantidade de carros nas ruas. Além disso, os veículos sustentáveis (como a bicicleta) precisam ser priorizados.