Como fazer o IMC do idoso? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como calcular o IMC Existem calculadoras online que facilitam esse processo. No entanto, vamos aplicar em um exemplo prático para tornar o entendimento mais simples. Considere um idoso que meça 1,62 metros e pese 72 quilos. O cálculo será 72 ÷ (1,62 x 1,62), que resulta em 27,48.
Por que o IMC do idoso é diferente?
O Índice de Massa Corporal saudável para idosos é diferente daquele usado para adultos jovens. Isso se deve às alterações pelas quais o corpo passa durante o envelhecimento, que em países em desenvolvimento atinge precocemente o aspecto funcional dos indivíduos.
Quando o idoso é considerado obeso?
É considerado obeso o indivíduo que apresenta IMC maior ou igual a 30kg/m2. O nível de definição de obesidade não se diferencia na população idosa, apesar de uma tolerância maior dos idosos com o aumento de IMC, podendo assim a obesidade ser definida em um patamar de IMC mais elevado nesta faixa etária (7).
É possível utilizar o IMC como preditor para análise de peso em idosos?
Pelo fato de ter boa correlação com morbidade e mortalidade, pela facilidade na obtenção dos dados e sua importância em sistemas de vigilância nutricional, o IMC pode ser um bom indicador do estado nutricional de idosos, desde que sejam usados pontos de corte específicos para a idade, especialmente se associados a ...
São alterações associadas à obesidade em idosos?
A prevalência de muitas complicações associadas à obesidade - como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus, doença cardiovascular, certos tipos de câncer, síndrome de apneia/hipopneia do sono e osteoartrite - também aumenta durante o envelhecimento.
Qual fator leva o idoso a desenvolver obesidade?
Além do próprio processo de envelhecimento, hábitos do nosso estilo de vida atual contribuem para o aumento da obesidade entre os brasileiros. O sedentarismo ou falta de atividade física e dietas inadequadas são os principais fatores associados à epidemia de obesidade nas sociedades modernas.
Porque o IMC não pode ser usado em qualquer grupo populacional?
O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.
Qual o melhor método para avaliação de massa magra em idosos?
Circunferência da panturrilha (CP) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a circunferência da panturrilha é aquela que fornece a medida mais sensível da massa muscular nos idosos. Esta medida indica alterações na massa magra que ocorrem com a idade e com o decréscimo na atividade física.