O Sistema de Rastreamento de Objetos dos Correios (SRO) possibilita o acompanhamento dos objetos registrados (por exemplo, carta registrada, telegrama, PAC, SEDEX, entre outros) desde a sua postagem até a entrega.
O envelope deve ser preenchido com Nome e Endereço do Remetente, quem está enviando, e Nome e Endereço do Destinatário, Órgão a quem o recurso está sendo enviado. O AR (Aviso de Recebimento) deve ser solicitado nas agências dos Correios e devidamente preenchido, também com as informações do remetente e do destinatário.
Quando tiver a carta e o envelope tudo pronto, você deve colocar a carta dentro do envelope e fechar bem. Depois, é só ir até uma agência dos Correios mais próxima e pedir para enviar a carta registrada. Para isso, é preciso preencher um formulário com os seus dados pessoais e os do destinatário da carta.
Carta Registrada é uma opção de envio dos Correios de documentos com rastreamento. ... É uma opção mais econômica em relação ao PAC ou ao Sedex, com rastreamento completo. Também é possível receber uma confirmação do destinatário, através do "Aviso de Recebimento".
Para consultar objetos a partir do CPF/CNPJ do remetente ou do destinatário, basta digitá-lo no Sistema de Rastreamento de Objeto, sem caracteres especiais (pontos e hifens, por exemplo), inserir login e senha. Caso o usuário não seja cadastrado no Portal Correios, poderá se registrar. A autenticação é obrigatória.
Para receber uma correspondência pelos correios, os carteiros seguem o horário definido de atendimento que seria parcialmente das 08h até às 17h, porém existe unidades que o atendimento e a entrega das correspondências dão início apenas às 9h, podendo seguir no máximo até às 17h.