Tendo esses três indicadores em mãos, é possível calcular o OEE, que é o resultado da multiplicação dos três fatores acima citados (qualidade x performance x disponibilidade), e, com isso, se tem uma referência clara sobre onde a empresa está e o que se deve fazer para que ela chegue onde precisa.
O OEE consiste em um indicador muito utilizado na indústria, apontando o nível de eficiência de um equipamento. ... O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.
Considera-se a Performance como sendo de classe mundial quando maior ou igual 95%. Considera-se a Qualidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual à 99,9%. Multiplicando-se estes indicadores, chega-se a um OEE de 85%, que é considerado como sendo de classe mundial.
OEE = Disponibilidade * Performance * Qualidade * 100 Esses não são números fáceis de se atingir, a média do mercado está em 80% e as empresas consideradas de baixa eficiência atingem um OEE de 40%.
A produtividade em horas pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: índice de produtividade = número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período. Claro que é preciso levar em consideração o tipo de serviço prestado, que pode ser atendimento ao cliente, por exemplo, além da qualidade.
Para calcular o índice de perdas é preciso:
Cálculo do peso ideal para Marcelo. O peso ideal para Marcelo é 64,9 kg....Calcular peso ideal para idosos.
=(C3-B3)/B3 Esta fórmula de alteração percentual calcula o aumento e a diminuição percentual dos preços deste mês, na coluna C, comparado aos preços do mês passado, na coluna coluna B.
Refugo Porcentagem Realizado: percentual de refugo em relação ao total que foi apontado. Por exemplo: se foi produzido 8 e refugado 2, o cálculo é 2/(8+2) = 20%.
Indicador de turnover Esse cálculo é simples de ser feito: basta calcular o tempo médio que cada funcionário permaneceu na empresa. É possível usar a fórmula clássica dividindo por dois a soma do número de demissões e do número de admissões.
Desempenho = tempo padrão / tempo efetivo Para calcular o desempenho por quantidade, mude apenas o que está sendo analisado. Essa conta é utilizada em máquinas que têm o desempenho especificado por quantidade de produtos produzidos, e não por tempo de funcionamento.
No primeiro, o valor agregado (VA) – tarefas realizadas até o momento, aquilo que você de fato agregou ao projeto no período, dividido pelo custo decorrido (CR – Custo Real) destas atividades. Desta maneira temos: IDC = VA/CR. O segundo índice é calculado através da fórmula: IDP = VA/VP.
O CPI é calculado com a seguinte equação: CPI = EV / AC....O resultado é um valor percentual com a seguinte interpretação:
Como escolher o melhor indicador de produtividade? O KPI – Key Performance Indicator, ou, em português, Indicador-chave de Performance, é usado para medir o desempenho dos processos e se uma ação, projeto ou conjunto de iniciativas estão colaborando para atingir os objetivos da organização.
As 7 melhores práticas para medir a produtividade dos colaboradores
Para acompanhar esse indicador, o cálculo é bem simples. Basta subtrair o custo total do projeto do custo que era orçado, e depois dividir essa diferença pelo próprio orçamento novamente. O resultado, que pode ser colocado em percentual, vai mostrar qual o volume real de desvio que o projeto acabou resultando.
KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho. ... Com eles, é possível mensurar processos operacionais e gerir o que está funcionando ou não na rotina da organização, visando seu sucesso e o de seus funcionários.
Em um de seus significados mais conhecidos e empreendidos atualmente, produtividade é a relação da capacidade de produção com o tempo. É uma informação que pode dizer respeito à uma instituição, time, pessoa. Enfim, qualquer sujeito que atua em prol de algum resultado.
KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.
Esses indicadores são fundamentais para que a estratégia de marketing dê certo e auxilia também no processo de melhorias contínuas. Principais KPI's: Cálculo da taxa de conversão, Taxa de Rejeição, Índice de engajamento, Índice de influência social.
São características de um bom KPI, exceto: A) Possuir um alto volume de dados.
Não há um padrão científico para a frequência de medição de KPIs. Ou seja, cada indicador precisa ser acompanhado conforme suas características e também de acordo com as condições da empresa. ... Seja como for, é preciso levar em conta que a medição mais frequente é a mais indicada.
Os indicadores de desempenho são instrumentos de gestão essenciais para medir o resultado de uma empresa. Com eles é possível acompanhar se metas traçadas no seu fluxo de caixa estão sendo alcançadas e qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores financeiros passados.
Os KPIs são o conjunto de indicadores-chave necessários para que a sua empresa consiga atingir o sucesso. Já a métrica trabalha com pontos específicos que necessitam ser medidos. Se essa métrica trouxer resultados significativos para sua campanha, ela pode virar um KPI.
KPIs do setor de compras: 6 indicadores de desempenho de departamento de suprimentos
KPI é a sigla para Key Performance Indicator, ou indicador chave de performance. Também são chamados de indicadores de desempenho e são a forma de mensurar o resultado do departamento de compras de acordo com os critérios importantes para o seu negócio.
O que é saving em compras? O saving é um tipo de indicador, ou KPI, cujo termo original em inglês pode ser traduzido como a prática de economizar dinheiro. Na prática, ele é utilizado para calcular em que medida os custos da empresa estão sendo reduzidos.
7 indicadores de suprimentos