Campo harmônico é um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala. Tome como exemplo a escala de dó maior: C, D, E, F, G, A, B.
São doze as escalas menores primitivas, a partir das doze alturas do sistema temperado (dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol e si), assim formamos doze estruturas como parte do campo harmônico menor, ...
Cadência. Cadência é uma sequência de acordes que produz um efeito harmônico característico. Existem inúmeras sequências de acordes possíveis de se fazer para criar uma música, mas algumas sequências são muito comuns de aparecerem devido ao seu efeito sonoro, e por isso recebem o nome de cadências (ou progressões).
Corrente harmônica é uma corrente elétrica que tem uma freqüência que é múltipla da freqüência original da rede (60 Hertz, chamada de freqüência fundamental) e surgem nas instalações elétricas devido à presença de cargas não lineares. e assim por diante.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.
Isto é uma progressão de acordes. Se essa sequência for tocada várias consecutivas experimentando diferentes ritmos e batidas será possível observar que todos os acordes se encaixam perfeitamente. Há um apelo entre os acordes, um acorde criando uma tensão maior ou menor.
Os indianos possuem duas maneira de nominar as notas musicais:a forma longa e a forma curta. Coletivamente estas notas são chamadas de SARGAM. Este nome deriva das 4 primeiras notas da escala (Sa,Re,Ga,Ma). (A palavra é um acrônimo das consoantes dos quatro primeiros swaras).
Raga (rāg /राग (Hindi), raga (rāgaḥ/रागः (Sânscrito) ou rāgam /ராகம் (Tâmil)) é como se chamam os modos usados na música clássica indiana. Trata-se de um conjunto de sete svars; nome pelo qual as notas musicais são conhecidas na música clássica indiana.