Região Norte
Devido a sua extensa dimensão territorial de 3.km², a região norte faz fronteira com vários países como Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.
A Região Norte do território brasileiro é formada pelos seguintes Estados: Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, e Rondônia. Sua extensão territorial é de 3.
Geografia do Brasil Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
A vegetação da região norte influencia diretamente no clima, sendo grande parte abrangida pela Floresta Amazônica (cerca de 80% da região Norte). ... Suas principais características são uma floresta fechada com a presença de árvores altas e pouca vegetação rasteira. O clima é quente e a umidade constante e elevada.
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em: Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios.
A flora da Floresta Amazônica é também extremamente rica e bela. ... De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, na Amazônia, “crescem 2.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Geografia do Brasil É chamada de Floresta latifoliada equatorial. A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas.
Imagem de satélite da NASA. Amazônia ou Amazónia (também chamada de Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica) é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul.
O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região.
É uma infinidade de árvores de grande importância no bioma, dentre elas: o açaí, a seringueira, andiroba, pupunha, mogno, cedro, cacau, cupuaçu, guaraná e tucumã.
A floresta Amazônica é dividida ou classificada em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
Angelim Vermelho
Peter Moon | Agência FAPESP – Qual é o número de plantas da maior e mais diversa floresta tropical úmida do planeta? Um estudo liderado por brasileiros acaba de chegar ao seguinte resultado: a diversidade de plantas da Amazônia compreende 14.
"Hoje temos apenas 20 entomólogos (especialistas em insetos) em toda a Amazônia. A nossa estimativa é que existam 180 mil espécies a serem descritas", disse José Albertino Rafael, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas. São mais de 46.
Os mamíferos incluem 5 416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1 200 gêneros, 152 famílias e 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005).
Conheça o gavial, um dos animais mais raros do mundo | Programa de ciência, meio ambiente e tecnologia da DW Brasil | DW |
Conheça alguns que são riquezas preciosas na natureza.
Conheça 10 dos animais mais raros do mundo