Para dissolver mais rapidamente o sulfato de cobre, pode-se utilizar água morna ou colocá-lo na água na noite anterior. A mistura das duas soluções deverá ser feita despejando-se a mistura com sulfato de cobre sobre a de cal, nunca o contrário.
Sua coloração azul deve-se às suas águas de hidratação. Quando em contato com chama, seus cristais se desidratam e tornam-se cinzentos. O sulfato de cobre na sua forma anidra apresenta-se fortemente higroscópico.
O cobre quando permanece em contato com o ar atmosférico perde lentamente os elétrons e cria uma superfície de cor verde escura que é a famosa oxidação essa camada também é conhecida como azinhavre.
O sal inicialmente é hidratado, por isso, apresenta coloração azul. Mas quando ele é aquecido, sua água evapora e ele se torna branco. Com o tempo e em repouso ele absorve a umidade do ar e começa a se tornar azul novamente.
* Mudança de cor: Essa alteração física geralmente é resultado de reações em que há transferência de elétrons (oxirredução), ocorrendo a formação de cátions que fornecem a cor característica.
O galinho do tempo é revestido com o sal de cloreto de cobalto II que quando está hidratado fica cor de rosa, mas quando está anidro fica na cor azul. ... Se este enfeite estiver na cor rosa é indicio de que provavelmente o tempo ficará chuvoso e fará frio.
Podemos assim dizer que o que ocorre quando um sal e adicionado à água, são a nível molecular a água realizara uma ligação ligação com a moléculas de são onde hidrata o sal, o que e potencializado por conta do sal ser higroscópico.