Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. ... Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.
Os grupos sociais funcionam a partir de uma certa organização. As pessoas envolvidas nesses grupos compartilham de valores, hábitos, normas e objetivos semelhantes. A diferença vai ser no grau de contato entre os participantes.
Na construção das relações intersociais, os principais grupos são:
Os grupos sociais que eram retratados antigamente pertenciam a elite, participavam das decisoes politicas e tinham poder economico. A monarquia, ou a familia real, o clero ou o alto escalao da igreja, na Grecia antiga eram os homens livres que possuiam boa condicao economica e social.
Grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos, contatos mais íntimos. O maior exemplo de um grupo primário é a família. Grupos secundários são aqueles em que os contatos sociais são diretos, mas não há intimidade. Um exemplo de grupo secundário é um partido político.
No processo de Independência da América Espanhola a maior parte dos grupos sociais coloniais participaram das lutas de independência; nativos indígenas, negros, mestiços e criollos.
Quais os grupos sociais envolvidos no movimento que conduziu a independência do Brasil?
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).
Mais tarde, porém, os reinóis dispersaram os rebeldes e executaram o líder do movimento, o camponês José Antonio Galán....
Conhecido como Libertador, Simón Bolívar liderou diversas rebeliões contra o domínio espanhol na América do Sul. Ele contribuiu decisivamente para a independência da Venezuela, da Colômbia, do Equador, do Panamá, do Peru e da Bolívia.
Em 1811, Simón Bolívar, militar e político, proclamou a independência da então Nova Granada. Devido à resistência dos espanhóis, somente em 1819, foi criada a República da Colômbia e promulgada a primeira constituição, quando Simón Bolívar foi declarado presidente.
1810
A primeira expedição europeia a avistar terras da futura Colômbia foi a do espanhol Alonso de Ojeda, que em 1499 dobrou o cabo de La Vela, na península de La Guajira. Em 1502, durante sua última viagem ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo explorou uma parte da costa do Caribe pertencente ao território dos chibchas.
De acordo com pesquisas e estudos arqueológicos, o povoamento da atual Colômbia existe há pelo menos vinte mil anos.
Vice-Reino de Nova Granada (em castelhano Virreinato de Nueva Granada) foi a denominação dada em 27 de maio de 1717 a uma jurisdição colonial do Reino de Espanha no noroeste da América do Sul, correspondendo principalmente aos modernos Panamá, Colômbia, Equador, e Venezuela.
O Vice-Reinado de Nova Granada era composto dos territórios que hoje são a Venezuela, Equador, Panamá, Colômbia e Guiana, além de partes dos territórios do Brasil (noroeste), Suriname (sudeste) e Peru (norte).
O objetivo era garantir a independência da América espanhola e proteger a autonomia recém-conquistada da área. Em 1819, Bolívar conseguiu criar com sucesso uma nação chamada “Colômbia” (hoje referida como Grã-Colombia) em várias províncias hispano-americanas.
Depois de um processo, Santander foi acusado de traição e considerado culpado pelo atentado. Foi humilhado e condenado a morrer fuzilado pelas costas, porém sua pena foi comutada para exílio.
Em 25 de setembro de 1828, em Bogotá, Bolívar sofreu um atentado, conhecido como "conspiração setembrina", da qual saiu ileso graças à ajuda de sua companheira, Manuela Sáenz. ... Acuado e tuberculoso, o Libertador morreu no ano seguinte, aos 47 anos.