Uma pesquisa positiva de anticorpos IgM confirma o diagnóstico de hepatite A. A pesquisa de anticorpos totais (IgM e IgG) detecta infecção atual ou passada, ou se a pessoa está imunizada. A vacinação contra hepatite A evita a doença. Pessoas vacinadas têm anticorpos IgG por toda a vida.
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. Uma pessoa infectada com o vírus pode ou não desenvolver a doença.
Esquema de doses: Duas doses com intervalo de seis meses. As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam a aplicação rotineira aos 12 e 18 meses de idade, ou o mais cedo possível, quando a vacinação não ocorrer nestas idades recomendadas.
A primeira vacina anti-hepatite A foi aprovada na Europa em 1991, e nos Estados Unidos em 1995. Consta na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, considerados os mais eficazes e seguros para responder às necessidades de um sistema de saúde.
Vacina Adsorvida Hepatite A (Inativada) é indicada para a imunização ativa contra a doença causada pelo vírus da hepatite A (VHA) em indivíduos com risco de exposição a esse patógeno.