Veja 9 dicas para parar de beber café
Quando estes sintomas estão presentes e quando não existem outras possíveis razões que justifiquem o seu surgimento, é sinal de que o consumo de café ou de produtos contendo cafeína pode estar exagerado, sendo recomendado interromper imediatamente o seu consumo. Veja como tomar suplementos de cafeína na dosagem segura.
Segundo o neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Fábio Porto, a cafeína bloqueia uma substância chamada adenosina, que é responsável pela sensação de cansaço e essencial para o sono. “Além disso, a cafeína tem efeito de vasoconstrição, melhorando o fluxo de sangue no cérebro e diminuindo as dores.
A bebida, segundo ele, estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular. A cafeína, substância estimulante responsável pelos efeitos do café, pode causar depressão e transtornos de atenção. Ao ser ingerido em excesso, o café pode causar insônia e fadiga.
Adora café? Confira 17 benefícios da bebida à saúde
A cafeína também é um potente estimulante psicoativo. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que ele trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral.
É por isso que as pessoas que não bebem café conseguem manter a produtividade e energia ao longo do dia”, explica à NiT. Uma vez que o consumo desta bebida estimula a libertação de adrenalina, também vai sentir-se mais calmo. Além disso, vai dormir melhor e acordar com mais energia.
“Um dia que a pessoa fique sem tomar café, ela já pode ter cefaleia, irritação, palpitação e até insônia”, aponta.
Espiritismo. Segundo a doutrina, a pessoa que tiver o dom da mediunidade (é capaz de se comunicar com espíritos) deve evitar o consumo de bebida alcoólica e de carne vermelha.
não existem alimentos proibidos para as Testemunhas de Jeová. O que acontece é que os seguidores dessa religião não comemoram datas como aniversários e Natal, logo não consomem receitas feitas para essas festividades. Já pão com fermento só não pode ser consumido na Santa Ceia, que ocorre anualmente na Páscoa.
Conceito no Islamismo e no Judaísmo Em algumas religiões não cristãs, como o judaísmo e o islamismo, o conceito não foi abolido e os seguidores destas religiões evitam se alimentar da carne de alguns animais, por os considerar impuros.