Para checar qual é a cor natural do cabelo é recomendado analisar a raiz do dos fios na região da nuca, na parte central da cabeça e na área posterior (na frente da cabeça). Estas são as áreas mais fáceis de identificar quando os fios estão crescendo e apresentando o seu tom natural.
Entenda o que é colorimetria A Colorimetria é uma ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação. Para aplicá-la, é necessário o conhecimento aprofundado dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação às outras.
Na tabela de cores de cabelo quanto maior o número mais claro a cor, e quanto menor o número mais escura a cor. Por exemplo um 10 é loiro claro, enquanto um 2 é um preto bem escuro. Então o primeiro número da tinta sempre representa a altura da cor, se é mais clara ou mais escura.
O primeiro número que aparece na caixinha da tintura indica o tom base da cor. São oito os tons que o cabelo pode ter, do preto ao loiro claro. Esses números são os mesmos em todas as marcas. O número que aparece depois do ponto indica a nuance da cor.
Tudo começa com o sistema de numeração de cor de cabelo. O primeiro número é a cor da base e indica o quão clara ou escura é a cor. 1,0 é preto, 5,0 é castanho claro, 6,0 é loiro escuro, 7,0 é loiro médio e 10 é loiro claríssimo.
Descubra as cores de cabelo que mais combinam com as morenas
1. Morena iluminada é tendência para os cabelos castanhos. Cada vez mais em alta entre as mulheres que querem iluminar um pouco o cabelo castanho sem deixar de ser morena, o estilo morena iluminada promete continuar fazer muito sucesso: as luzes loiras mais discretas no cabelo castanho são uma tendência para 2020.
Cabelos coloridos para pele morena Elas podem pesar a mão nos tons mais fortes, como azul, verde e rubi. O laranja e o roxo também são boas opções. O ombré hair ou arco-íris também são excelentes opções.
Pode não ser óbvio à primeira vista, mas a cor natural do seu cabelo e a da sua pele têm o mesmo tom. A regra é simples – tons de pele quentes combinam mais com cores quentes e tons de pele frios, com cores frias. O objetivo é escolher uma cor que destaque suas características naturais.
De forma geral, os tons indicados são o 6.
Existem três tipos diferentes de subtons: o quente, o neutro e o frio. O quente combina mais facilmente com itens vermelhos, amarelos e laranjas. Já o frio, se encaixa melhor com peças nas cores azul, verde, cinza e violeta. O neutro, por sua vez, se encaixa bem em qualquer tonalidade.
Quem tem subtom frio combina melhor com cores como o lilás, rosa, roxo, vermelho, prata e azul. Já as peles que fazem parte do subtom quente se harmonizam melhor com marrom, bege, dourado, tons terrosos e amarelo.
Mas como saber o tipo de pele do seu rosto?
Pele seca: textura áspera + sensibilidade + descamação Se o seu problema é o contrário, ou seja, você sofre mais com a falta de oleosidade do que com ela, isso significa que sua pele é seca! Neste caso, o rosto fica sensível e avermelhado com muita facilidade, chegando a dar coceira e até descamação.
Quando a pele apresenta manchas suaves, não tem aspereza e nem rugas. A dermatologista explica que a pele começa o processo de envelhecimento a partir dos 25 anos. "Ainda que esses primeiros sinais sejam quase imperceptíveis", pondera.
Entendendo os quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista
Melhor hidratante para o rosto vs Tipos de pele