Prestam-se para a formação de maciços e bordaduras, além de vasos e jardineiras. Durante o inverno o caládio entra em repouso e aparenta estar morto, mas emite novas brotações na primavera. Neste período as adubações devem ser suspensas e podemos remover os bulbos e guardá-los em local seco, sombreado e fresco.
Para cultivo em vasos e jardineiras, com luminosidade intensa, sol direto ou à meia sombra. Substrato de cultivo rico em matéria orgânica, devendo estar bem solto e com boa drenagem. A planta poderá ser encontrada já envasada e com as folhas ou então ainda em bulbos.
Regas. A planta exige irrigação constante e o solo deve permanecer sempre úmido. Uma dica é fazer o plantio em uma jardineira autoirrigável, para que a coleus não sofra com a falta de água e drene a quantidade necessária.
Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia sombra, em substrato bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Adubações a cada 15 dias são suficientes para que a planta cresça bonita. Apesar de perene, o cóleus deve ser replantado bienalmente, pois perde a beleza com a idade.
Ela gosta de substrato fértil e bem drenado. Veja aqui como fazer o substrato simples que é o mais indicado para ela. As regas devem ser regulares. Não deixe faltar água, mas também não precisa regar todos os dias.
Muito rústicas e de fácil cultivo, podem ser plantadas à meia-sombra ou pleno sol, em solo fértil, e enriquecido com matéria orgânica ou adubos químicos, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por estacas em qualquer época do ano.
Você pode fazer uma poda, plantar as estaquias que tirar na poda, e tentar plantá-las em local com mais sol, porque se estiverem estioladas é por falta de sol direto.
O bom da Fitônia é que ela é de porte pequeno e mesmo assim pode ser podada. Evite correntes de ar, sol e ar condicionado, esses elementos tiram a umidade delas e faz com que suas folhas fiquem queimadas. E não se esqueça: elas não podem ser ingeridas, pois é uma planta tóxica.
É só cutucar um pouquinho a terra com o dedo. Se sentir que ela ainda está úmida não precisa regar, mas se estiver seca pode colocar água – antes que ela comece a murchar.
É possível multiplicar fittonia por camadas de ar. Escape, sem se separar da planta mãe, derrube e fortaleça na mesma panela. É conveniente substituir outro pelo próximo, para que você não o modifique mais tarde. Remova as folhas da planta no local onde foi cavada.
Pode ser cultivada em sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa. Aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento, por isso, borrife água em suas folhas uma vez por semana e regue aproximadamente uma vez a cada 15 dias.
Em dia de campo, Embrapa lança nova cultivar de capim-elefante
O capim mombaça é uma variedade de pastagem que exige solos com níveis mínimos de fósforo entre 3 e 5 ppm. Se estabelece melhor em solos argilosos e arenosos. A semeadura pode ser feita a lanço, por plantadeira ou manual a uma profundidade de 0,5 a 1 cm, entre linhas e com compactação da semente.