Previne-se a deficiência com a aplicação adequada de calcário dolomítico ou de sulfato de magnésio (30 kg/ha) no solo, antes do plantio. A correção pode ser feita com pulverização foliar de sulfato de magnésio a 1,5%. A aplicação foliar conjunta de uréia favorece a absorção de magnésio.
Alimentação insuficiente ou inadequada. Aumento nas necessidades (por exemplo, em gestantes, crianças e atletas) Presença de substâncias anti-nutricionais na dieta, que diminuem a absorção dos micronutrientes. Infecções.
Anemia, Bócio e Pressão Alta - Doenças causadas pela falta/excesso de sais minerais.
I. São grupos de risco os indivíduos que se encontram com as necessidades de ferro elevadas, em função da rápida expansão do volume plasmático e pelo crescimento acentuado dos tecidos, como crianças menores de dois anos, adolescentes e gestantes.
O tratamento padrão para a anemia é a suplementação de ferro via alimentação e suplementos alimentares. No entanto, dependendo da gravidade do caso, o médico pode receitar também medicação intravenosa.
Poderoso nutriente da família dos minerais, o zinco é uma substância essencial para a alimentação durante a gravidez. Muito importante para a nossa saúde, sua composições preparam o organismo da gestante para um parto seguro e ainda ajudam na fertilidade da mulher, além do desenvolvimento cognitivo da criança.
Os grupos mais vulneráveis para a deficiência de ferro e que merecem atenção especial são as crianças, gestantes e mulheres em idade fértil. A educação nutricional é uma das estratégias sugeridas para aumentar o conhecimento da população sobre alimentação saudável, resultando na prevenção e promoção de saúde.
Mardem Machado explica que as causas podem ser variadas para o organismo não conseguir absorver os nutrientes. A má absorção de ferro, pode exemplo, pode ocorrer em pacientes que apresentam doença de Crohn, retocolite ulcerativa e doença celíaca.
Confira os principais que devem ser evitados:
Em geral, a absorção de zinco é maior em uma dieta rica em proteínas animais do que em dietas com proteínas vegetais, como a da soja (3). Ferro, cálcio e acido fólico podem influenciar a biodisponibilidade de zinco (1).