Atropion® é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.
Usos
O tratamento consiste em interrupção imediata do metilsulfato de neostigmina ou de outros colinérgicos e a administração de 1 a 2 mg de sulfato de atropina por via intravenosa lenta. Dependendo da pulsação do paciente, esta dose deve ser repetida, caso seja necessário, em intervalos de 2 a 4 horas.
Mecanismo de ação Ao inibir a enzima que degrada a acetilcolina(Ach), a colinesterase, permite que a Ach estimule por mais tempo os receptores nicotínicos na placa muscular. As ações do edrofônio são similares às da Neostigmina, mas é absorvido mais rapidamente e tem uma ação mais curta, de cerca de 10 minutos.
Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.
O edrofônio liga-se ao sítio aniônico da enzima por meio de uma ligação eletrostática e ao sítio esterásico por meio de uma ligação de hidrogênio. A neostigmina e a piridostigmina formam uma ligação covalente com o sítio esterásico da enzima através da transferência de um grupo carbamato.
A miastenia gravis (MG) é uma doença autoimune da porção pós-sináptica da junção neuromuscular caracterizada por fraqueza flutuante que melhora com o repouso e piora com o exercício, infecções, menstruação, ansiedade, estresse emocional e gravidez (1).
O diagnóstico é feito medindo os níveis de anticorpos do receptor de acetilcolina sérica, eletromiografia e, às vezes, teste do edrofônio IV que diminui de forma breve a fraqueza. O tratamento é feito com anticolinesterásicos, imunossupressores, corticoides, plasmaférese, IGIV e, possivelmente, timectomia.
A distrofia muscular de Becker é uma doença neuromuscular caracterizada por progressiva perda de massa muscular e fraqueza, por degeneração do músculo esquelético, liso e cardíaco.
A Miastenia Gravis pode trazer limitações importantes a sua capacidade laborativa, porém a maior parte dos pacientes, com tratamento adequado, consegue desempenhar suas atividades do dia-a-dia e inclusive trabalhar.
A Miastenia Gravis Ocular (MGO) é uma forma especial de Miastenia Gravis que atinge os olhos; especificamente, é restrita aos músculos responsáveis pela movimentação dos olhos. Segundo a Mayo Clinic os sintomas mais comuns da forma ocular da miastenia são: Visão dupla. Estrabismo ("ficar vesgo")