Em se tratando de incêndios, a reação em cadeia é um dos itens do chamado "tetraedro do fogo" (o qual, além da reação em cadeia, é composto por outros três elementos básicos para a existência do fogo, quais sejam: o combustível, o comburente e o calor.
– Fogo, reação química de oxidação, onde há liberação de luz e calor. – Incêndio, é o fogo fora de controle. Para ocorrer o fogo é necessário que haja, calor, oxigênio, e combustível, é o que conhecemos por triângulo do fogo, e na falta de algum desses elementos é impossível, que haja fogo.
O flashover é apenas o desenvolvimento acelerado do fogo, ou seja, um fenômeno que resulta numa transição repentina e sustentada de um fogo crescente para um incêndio totalmente desenvolvido. ... Já o efeito disparador ou a causa de um flashover é o calor e não o ar.
Algumas vezes a chama pode ser também invisível, como a produzida pelo metanol, um álcool bastante puro que não apresenta nenhum dos quatro elementos químicos citados. ... A temperatura depende da constituição química e da quantidade de material que está sendo queimado, mas não tem relação com a cor.
A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio, sal de cozinha, na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso, quando colocamos o sulfato de cobre, a luz emitida é de cor verde e o cloreto de cálcio emite uma luz vermelha.
Segundo a Agência Brasil, um dos maiores problemas da queimação por álcool gel é que ela não faz chamas visíveis, de modo que pode começar a queimar e se alastrar rapidamente antes mesmo de ser percebida pelas vítimas. É o que as autoridades estão chamando de “fogo invisível”.
O metanol é um biocombustível muito utilizado nas indústrias químicas como solvente e também como componente para fabricação de diversos produtos. ... Também pode ser empregado na fabricação de plástico, preparo de vitaminas e hormônios, solvente em reações farmacológica, produção de biodiesel, combustível, entre outros.