Pantanal
A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), ou simplesmente arara-azul é uma ave da família Psittacidae que vive nos biomas da Floresta Amazônica e principalmente no cerrado e pantanal.
A Arara-azul-grande tem sua alimentação especializada em frutos de palmeiras. No Pantanal Matogrossense ela se alimenta de coquinhos bocaiúva (Acrocomia totai) e acuri (Schelea phaleata).
As araras-azuis são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento.
A alimentação das araras consiste em frutas, sementes, larvas, flores e brotos. O bico forte dessas aves permite que elas quebrem os frutos mais duros e escavem o tronco das árvores para comer larvas de insetos.
As araras brasileiras verdadeiras são a arara-canindé (Ara Ararauna), a arara-canga (Ara macao), a arara-vermelha-grande (Ara chloroptera), a arara-azul-grande, e a arara-azul-de-lear. De todas essas, talvez, a arara-canindé, também conhecida como arara-de–barriga amarela, seja a mais famosa.
Dignas de admiração pela notável beleza, as araras-azuis são consideradas aves símbolo do Brasil. ... O termo “hyacinthinus” presente no seu nome cientí co representa uma referência à sua coloração característica, um belíssimo tom de azul cobalto.
A superforça da arara está no bico em forma de gancho que usa para abrir os frutos dos quais se alimenta. Ele também a ajuda a escalar árvores, apesar de a ave voar com muita destreza.
Responsável pela apanha e preparo dos alimentos, o bico exerce diversas funções vitais, indo desde a função de defesa e ataque constituindo-se numa poderosa arma, a função de manter a plumagem em ordem e articulação do canto.
Resposta. São formados por duas partes : A mandíbula superior e a mandíbula inferior. Ela serve para pegar as coisas com mais facilidade.
A queratina é majoritariamente produzida por células epidérmicas e distribuem-se rostralmente ao longo da superfície do bico. A camada queratinosa que recobre o bico superior é conhecida como rinoteca e a que recobre o bico inferior como gnatoteca. É na rinoteca que se encontra o par de narinas.
Resposta. Resposta: Os ossos das aves precisam ser leves e delicados para o voo e muitos possuem cavidades para a diminuição do peso, são chamados ossos pneumáticos. No esterno possuem a quilha ou carena, local onde os músculos peitorais se inserem, estes são responsáveis pelos batimentos da asa.
Carbocátions e carbono radical livre são estruturas tipo sp2, ou seja, trigonal planar, onde o orbital-p fica a 90o dos substituintes; III.
A siringe é um órgão presente nas aves, responsável pela produção e emissão de sons. Localiza-se na extremidade terminal da traqueia e porções iniciais dos dois brônquios primários. As aves que emitem sons provocados pela siringe (canto) são denominadas aves canoras.