Para calcular a densidade, devemos dividir a massa pelo volume. Para calcular a massa, devemos multiplicar o volume pela densidade. Para calcular o volume devemos dividir a massa pela densidade.
sendo: h = comprimento, r = raio, E = espessura = π x r2. Usando este raciocínio, poderemos calcular a área aproximada das peças cujas figuras geométricas simples tenham espessura constante. Assim, para calculara a área em dm2, pegue o peso da peça em Kg multiplique pela constante e divida pela espessura em mm.
A determinação clássica do volume de um cilindro é dada pela multiplicação da área da base pela altura do cilindro.
Entre com a altura h do líquido (menor que o diâmetro), o raio r e o comprimento L nas caixas próprias para obter a área sombreada e o volume. Clique no botão Calcular. Unidade de área em cm² e a unidade de volume em dm³. 1 dm³ de água ~ 1 litro de água.
Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura.
V = comprimento x altura x largura A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3). Como exemplo de sólidos geométricos, podemos citar a caixa d'água e a piscina, que possuem a forma de um paralelepípedo cujas faces são figuras de quatro lados.