Para o cálculo do patrimônio líquido, basta apenas subtrair dos ativos a quantidade de passivos:
Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade.
Sabemos que para determinar o passivo total temos que fazer o seguinte cálculo:
Como calcular? A fórmula utilizada para obter o Valor Patrimonial é: VP = PL / Número de ações, sendo: VP: Valor patrimonial e PL: Patrimônio líquido. O Patrimônio líquido é a subtração entre o ativo total, que representa os bens e direitos, e o passivo total, que são os deveres e obrigações.
O total médio de ativos é exatamente o que o nome representa: a média dos últimos 12 meses do total de ativos que a empresa possui.
Valor líquido contábil: o valor do bem registrado na contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
No caso das empresas, o valor contábil seria a soma dos ativos circulante e não circulante que ela possui, subtraída de seus passivos circulante e não circulante.
O valor contábil de um ativo é o que está no balanço da empresa. Ele corresponde a quantia pela qual o ativo está registrado na contabilidade, considerando a depreciação acumulada do item e as provisões de perdas devido a redução do valor recuperável.
O valor do BEm é calculado pelo Ministério da Economia com base nas informações salariais do trabalhador dos últimos três meses e corresponde a um percentual do Seguro-Desemprego a que o trabalhador teria direito caso fosse demitido, variando entre R$ 261,25 até R$ 1.