O cálculo é feito com a multiplicação do valor atual do aluguel pelo índice acumulado no período de um ano. O IGP-M de setembro de 2020 está acumulado em 13,02%. Para um aluguel de R$2.
De janeiro de 2020 a janeiro de 2021 o IGP-M ficou em 26,3%. O IPCA, em 4,8%. Os números foram extraídos da calculadora de inflação do Banco Central. Isso significa que, se o projeto passar a vigorar, os proprietários serão autorizados a fazer reajustes menores do que podem atualmente.
Mas é bom saber como calcular o IGPM. Para isso, aplique uma fórmula matemática simples: Valor atual do aluguel + IGPM acumulado no último ano = valor do reajuste do aluguel.
Após o imóvel pronto, o valor das parcelas é corrigido pelo famoso IGP-M, porém apenas para imóveis adquiridos com construtoras, sem intervenção de um banco. O IGP-M é calculado a partir de três taxas: IPA (60% do IGM-M), IPC (30% do IGP-M) e INCC (os 10% restante do IGP-M).
Calcular a Variação Percentual no Excel.
Para realizar essa conta, primeiro multiplique o valor inicial (A2) pela porcentagem de desconto (B2), ou seja, “=A2*B2”. O valor do desconto equivalente à 14% é R$253,76. Agora descubra o valor total que você pagará pela televisão subtraindo o valor do desconto (C2) do valor inicial (A2), sendo a fórmula “=A2-C2”.