Assim, podemos definir a variação percentual como sendo:
Na medida em que os valores do coeficiente a vão aumentando, o ângulo de inclinação da reta em relação ao eixo x vai se aproximando de 90º. ... Contudo, na medida em que os valores de a são cada vez menos negativos e se aproximam de zero, o ângulo de inclinação da reta com o eixo x se aproxima de 180º.
Para determinar o coeficiente angular a inclinação da reta precisa ser maior ou igual a zero, diferente de 90° e maior que 180°. Dessa forma, as operações são feitas através dos pontos que delimitam a variação entre os eixos da coordenada (Oy) e abscissa (Ox). Isto é: Fórmula do coeficiente angular.
Cálculo do Coeficiente Angular
Multiplicando o 4 por x-2, fica 4x-8, e passando o -4 pra direita, fica -8+4, que dá -4. Ou seja, a equação da reta tangente à função f(x), com x=2, é y=4x-4. Se você quiser representar com x e y, lembra que f(x)=y, e fica a mesma coisa, com y na esquerda.
Suponha que queremos calcular a equação de uma reta tangente a uma curva no ponto (a,f(a)). A equação desta reta tangente é definida por y - f(a) = f'(a)(x - a).