Reconto é a reconstrução oral de um texto já existente. O principal procedimento é a imitação a partir de um texto modelo: um conto clássico, anúncio, texto expositivo, uma notícia, entre outros.
Se tomarmos a palavra reescrita no seu sentido literal, concluímos que se trata de algo ligado à correção de possíveis falhas durante a construção textual. ... Normalmente, a prática pedagógica se dá da seguinte maneira: O educador determina a tipologia textual a ser desenvolvida durante esta ou aquela aula.
Uso recomendado e dicas
A reescrita é a produção de mais uma versão, e não a reprodução idêntica. Não é condição para uma atividade de reescrita – e nem é desejável – que o aluno memorize o texto. Para reescrever não é necessário decorar: o que queremos desenvolver não é a memória, mas a capacidade de produzir um texto em linguagem escrita.
Pode-se, então, caracterizar a reescrita como as retomadas que são feitas no texto e que nele produzem alguma alteração, que pode ser desde uma pequena correção, como questões de convenções ortográficas, até alterações que mudam o significado do texto. É difícil imaginar a escrita sem a reescrita.
Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva....Coloque o enredo em ação.
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Entenda o que são Fábulas! As Fábulas são um tipo de história caracterizada por ter: personagem, narrador e transmitir uma lição de moral ao final....Exemplos de Fábula
Os grandes nomes das fabulas são Esopo, Fedro, La Fontaine e o brasileiro Monteiro Lobato que foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. “O Sítio do Picapau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
É uma história em que os personagens são animais que agem como se fossem seres humanos. ... O texto a seguir é uma fábula moderna: os personagens que agem são seres humanos e não animais, no entanto, a história termina com uma moral, tal como as fábulas antigas.
O mesmo que dizer que algo foi visto novamente, que foi lido mais uma vez, que algum lugar recebeu uma visita novamente. Nossa terra natal foi revisitada por minha irmã.
A fábula contemporânea trata-se de um texto narrativo curo que conta a história de fatos atuais.
Em uma fábula, os personagens são chamados de personagens tipo. Isso ocorre porque eles representam um modo de ser de um conjunto de pessoas e não a cada um individualmente. Assim, os animais simbolizam aspectos dos seres humanos, como por exemplo, a raposa representa a astúcia, o leão representa a força.
Geralmente, independente de qualquer assunto, as fábulas sempre nos trazem alguma moral ou ensinamento.
Esopo
Esopo
As fábulas de Esopo e outras possivelmente a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Faleros, no início do século III a.C..
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. ... Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.