EQST

Como Avaliar O Estado Nutricional Do Idoso?

Como avaliar o estado nutricional do idoso?

O IMC é um bom indicador do estado nutricional do idoso e consiste em uma medida secundária obtida através de duas medidas primárias: peso (kg) dividido pela estatura (m) ao quadrado.

O que é a NRS 2002?

O NRS 2002 é um método recomendado pela European Society for Clinical Nutrition (ESPEN) para rastreamento do risco nutricional em hospi- tais, podendo ser utilizado por enfermeiros e mé- dicos após rápido treinamento.

Quais os objetivos da avaliação nutricional no idoso?

Os objetivos da avaliação nutricional são identificar os pacientes com risco aumentado de apresentar complicações associadas ao estado nutricional, para que possam receber terapia nutricional adequada, e monitorar a eficácia da intervenção dietoterápica9,10.

Qual o objetivo de realizar uma avaliação nutricional?

A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.

Qual a importância da avaliação da circunferência da panturrilha em idosos?

É considerada uma medida antropométrica bastante importante, que indica alterações na massa magra que ocorrem com a progressão da idade e o decréscimo da atividade física. Além disso, a diminuição da circunferência da panturrilha pode estar relacionada com pior desfecho clínico em idosos hospitalizados.

Quais são os indicadores diretos e indiretos do estado nutricional?

Avaliação nutricional: análise de indicadores diretos (clínicos, bio- químicos, antropométricos) e indiretos (consumo alimentar, renda e disponi- bilidade de alimentos, entre outros) que têm como conclusão o diagnóstico nutricional do indivíduo ou de uma população.

Quais são as classificações do estado nutricional?

Valores de IMC abaixo de 18,5: adulto com baixo peso. Valores de IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0: adulto com peso adequado (eutrófico). Valores de IMC maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0: adulto com sobrepeso. Valores de IMC maior ou igual a 30,0: adulto com obesidade.