Medidas de dispersão É importante, então, conhecer outra medida, a de que diferença (dispersão) existe entre a média e os valores do conjunto. A soma dos quadrados dos desvios dividida pelo número de ocorrências é chamada de variância. E o desvio padrão será Dp = 4 (tente calculá-lo por conta própria).
O desvio absoluto médio de um conjunto de dados é a média das distâncias entre cada dado e a média. Ele nos dá uma noção da variabilidade em um conjunto de dados.
As medidas de dispersão são amplitude, desvio, variância e desvio padrão e são usadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à média. ... De certa forma, as medidas de dispersão analisam a distância dos números de um conjunto até a média desse conjunto.
Como calcular desvio padrão no Excel
Exemplo
Para finalizar, a forma mais correta e simples de calcular a média é utilizando a própria função do EXCEL para isso, função =MÉDIA(). Basta chamar a função MÉDIA e indicar o intervalo de células que farão parte da fórmula, neste caso de B3 a E3.
A função Microsoft Excel MÉDIA retorna a média aritmética dos números fornecidos. ... Ela pode ser usada como uma função de planilha no Excel e também pode ser inserida como parte de uma fórmula em uma célula da planilha.
Uma das fórmulas mais importantes do Excel, é a função “Média” a qual retorna uma média aritmética dos argumentos em questão. Por exemplo, se o intervalo A1:A10 contiver números, a função retornará uma média exata desses números. A seguir em nossa matéria, saiba como calcular média no Excel.
Serve para calcular uma figura estatística que indica o valor que mais se repete numa amostra. Um detalhe: No Excel, em vez de usar o nome correto, "moda", usa-se a função "Modo". A sintaxe que usamos no nosso exemplo foi =MODO(B6:B17) e a sintaxe geral da função é =MODO(núm 1; [núm 2]...)