Embora a aplicação do conhecimento geográfico seja conhecido desde a pré-história, a geografia só se tornou uma ciência autônoma no final do século XIX. Atualmente, tal ciência tem evoluído bastante devido ao desenvolvimento do novas metodologias e tecnologias de representação do espaço.
Considerada por alguns como uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, a geografia surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de história natural ou filosofia natural. Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo.
A geografia já acompanha o homem desde os primórdios da sociedade, mas seu nome surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga. No começo, ela era chamada de história natural ou filosofia natural. Mas foi o filósofo Eratóstenes de Cirene quem utilizou pela primeira vez o nome geografia e a expressão pensamento geográfico.
Milton Santos foi um ávido leitor, crítico e escritor. Escreveu cerca de 40 livros dos quais merecem destaque: Os Estudos Regionais e o Futuro da Geografia (1953) O Centro da Cidade do Salvador (1959)
Algumas Obras de Milton Santos: Pobreza urbana (1978); O espaço dividido: dois circuitos da economia urbana (1979); Manual de geografia urbana (1981); Ensaios sobre a urbanização latino-americana (1982).
O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica. Estas idéias são tratadas em um diálogo com autores que também estudaram a globalização e suas conseqüências.
Prêmio Vautrin Lud
24 de junho de 2001
Maior propagação de crises financeiras e econômicas; Alguns setores da economia podem não se adequar à competição e elevar o desemprego no país; ... Exploração de matéria-prima e mão de obra barata de empresas de países desenvolvidos nos mais pobres.