Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos, nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas ...
Na Filosofia do Direito, a família é a instituição mais imediata da eticidade, do sistema de costumes de uma época que efetiva o conceito de liberdade dentro de seus limites espaço-temporais.
Na sociologia, a família representa uma agregação de indivíduos unidos por laços afetivos ou de parentesco em que os adultos são responsáveis pelo cuidado com as crianças.
De acordo com Minuchin1, a estrutura familiar é constituída por um "conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a maneira pela qual os membros da família interagem" (p. 57).
Neste sentido, tal como afirma Bradley (2006) é importante que a estrutura familiar conceda à criança diversas funções, tais como de: manutenção e segurança, estimulação, apoio sócio-emocional, estrutura e ainda de interação social.
A função social da família é propiciar um ambiente saudável para o desenvolvimento de seus membros de forma digna, principalmente para os filhos menores, pois estes estão se moldando de acordo com os valores que lhe são repassados.
Uma família é um sistema organizado como o núcleo básico da sociedade. ... A maneira de se relacionar com os outros membros da família é determinante para a forma como eles acabam interagindo com o restante da sociedade. Cada família ensina na prática o que é bom e o que não é.