O tema central da cantiga de amigo é o amor e o sofrimento causado pelas paixões, onde mostra-se uma visão feminina sobre as consequências da ausência do amigo, que nesse contexto, significa amante ou esposo (amante no sentido de alguém que se ama muito.
O eu-lírico narra uma situação de reencontro, que lhe causa conforto. Com isso, quer dizer que o encontro com um amigo é um momento único para se sentir em paz.
Resposta. O eu lírico, para não sofrer, estrategicamente, pede para seu amor se aproximar só um pouquinho, mas não muito, apenas para sentir o calor, pois se a aproximação for grande sofrerá por sua falta quando ele se for.
Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico. Quando você lê um poema e percebe a manifestação de um “eu literário”, aquela voz, aquela personagem presente nos versos, não é necessariamente o autor real do poema.
Os versos podem ser classificados, de acordo com regras de ritmo, pela quantidade de sílabas, como em latim e grego (versos métricos), ou pela acentuação, como em alemão e inglês (versos rítmicos), ou pelo número, como em português e francês (versos silábicos).