No basquete, cada equipe pode realizar um número indeterminado de substituições. As substituições podem ocorrer a qualquer momento da partida, seja com a bola em jogo, desde que sejam feitas dentro da área delimitada, ou nos momentos de parada.
Cada equipe é composta por quatro (4) jogadores (três [3] jogadores na quadra e um [1] substituto).
Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas. Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.
A modalidade é disputada entre duas equipes contendo cinco jogadores cada. O esporte foi desenvolvido pelo professor de educação física James Naismith (1861-1940) na cidade de Massachusetts, Estados Unidos, em 1891.
O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira. As dimensões da quadra e a altura da cesta seguem o padrão do basquete olímpico. Na classificação funcional, os atletas são avaliados conforme o comprometimento físico-motor em uma escala de 1 a 4,5.
No futebol de campo, cada equipe conta com 11 jogadores titulares, já o número de reservas dependerá da competição em questão, por exemplo, em jogos de times geralmente é 7 reservas ou até mesmo 6 reservas, como vemos em alguns campeonatos.
Caso não tenha, o set prossegue até que uma equipe conquiste tal vantagem. Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas.