A 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é composta por 80 questões de múltipla escolha divididas em 17 matérias, que vão desde conteúdos obrigatórios no curso de Direito até alguns conhecimentos exigidos pela própria OAB.
Aprenda a montar um cronograma de estudos para a OAB
Na 2ª fase, o exame será dividido em duas partes, com a primeira sendo a redação de uma peça profissional. A peça profissional vale 5,00 pontos, sobre tema da área Jurídica que será de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, de acordo com conteúdo do edital de abertura.
Notam-se, em média, sete questões na prova da primeira fase da OAB e cinco temas costumam ser os preferidos da banca, são eles:
A primeira fase da prova da OAB
40 questões
Distribuição das questões entre as disciplinas
Confira a ordem das questões na prova da OAB (1ª fase):
Direito Constitucional está entre as 17 disciplinas que serão cobradas no Exame de Ordem. Então, confira quais são os 5 temas mais cobrados na prova da OAB.
CONFIRA OS TEMAS MAIS COBRADOS
Processo Civil Recurso em espécie – Processo de execução e Cumprimento de sentença – Procedimentos especiais – Formação do processo e Petição inicial – Audiência preliminar de conciliação ou mediação.
Porque Responsabilidade Civil cai em Direito Administrativo, Direito do Consumidor, Direito Ambiental…...Raio-X de Direito Civil OAB.
No numérico, você segue a ordem normal dos artigos dentro do Código Processual Civil. No por ordem, você estuda diretamente os tópicos já mais cobrados, por ordem de relevância. Outra dica é à medida que o aluno lê a lei seca, assiste as videoaulas e lê o PDF, tem que passar por questões ou simulados.
Direito Processual Civil é um ramo do direito público que reúne o repertório de normas jurídicas destinadas ao regulamento da jurisdição, da ação e do processo, criando o repertório fundamental para que os conflitos de ordem civil e não especial possam ser devidamente encaminhados.
A principal legislação do Direito Processual Civil é o Código de Processo Civil (lei . Conhecido como NCPC, essa lei federal é a base de todo o processo civil em território nacional.
O Direito Processual, conforme Ada Pelegrini, é o conjunto de normas e princípios que regem o exercício da jurisdição. Ou seja, determina as bases para os procedimentos judiciais e extrajudiciais.
As fontes do Direito Processual Civil são as mesmas do direito em geral, isto é, a lei e os costumes, como fontes imediatas, e a doutrina e jurisprudência, como fontes mediatas. Em razão do caráter público do direito processual, é a lei, sem dúvida, sua principal fonte.