As variáveis de estado dos gases são: pressão, volume e temperatura. ... Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado dos gases porque elas influenciam grandemente suas propriedades e comportamento. Por exemplo, só faz sentido mencionarmos o volume do gás se fornecermos também qual é a sua pressão e temperatura.
Resposta
Um ciclo termodinâmico se constitui de qualquer série de processos termodinâmicos tais que, ao transcurso de todos eles, o sistema regresse a seu estado inicial; ou seja, que a variação das grandezas termodinâmicas próprias do sistema seja nula.
O conjunto de valores das propriedades termodinâmicas de um sistema se denomina estado termodinâmico, ou, simplesmente, estado do sistema. ...
A termodinâmica (do grego θερμη, therme, significa "calor"e δυναμις, dynamis, significa "potência") é o ramo da física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume — e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais — em sistemas físicos em escala macroscópica.
A origem é o Grego THERMOS, “calor”, mais DYNAMIS, “poder”, de DYNASTHAI, “ser capaz, ter poder, ser forte o suficiente”.
Existem dois tipos de viscosidade: viscosidade dinâmica e viscosidade cinemática. A viscosidade dinâmica (m) é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância. A unidade mais utilizada é o Poise, g/(cm. s).
A viscosidade é a como a "espessura" de um fluido, enquanto a densidade refere-se as distâncias entre suas moléculas. E ambas as propriedades são afetadas pela temperatura.
Existem dois tipos de fluidos de acordo com a viscosidade: viscosos e não viscosos. Na prática, todos os fluidos têm viscosidade, no entanto, o nível é mais alto em alguns. Por exemplo: a água é menos viscosa que a mistura para bolos.
Fluidos são substâncias capazes de escoar e que se deformam com facilidade. Incluem os líquidos, os gases e até mesmo o plasma. Fluidos ideais não oferecem qualquer resistência à aplicação de forças, ao ponto de assumirem o mesmo formato do recipiente em que são confinados.
Fluido Ideal é o modelo em que o fluido dentro de um recipiente é considerado como sendo contínuo, homogêneo, incompressível e com viscosidade nula.
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos.