Proposta de experimento didático: espectrofotometria de absorção molecular. Resumo: A espectrofotometria é uma das técnicas analíticas mais utilizadas para determinações quantitativas de espécies químicas. A técnica baseia'-se na absorção de radiações de determinados comprimentos de onda por moléculas e íons.
Sob elevadas temperaturas no ambiente da chama, segue-se a volatilização destas partículas. Em espectrometria de absorção atômica com chama, a atomização, isto é, a conversão da espécie volatilizada em átomos livres, deverá ser a maior possível para a obtenção do máximo sinal.
O processo de atomização na técnica de espectroscopia de absorção atômica é de fundamental importância. A análise depende inteiramente do fato de que átomos não combinados e livres irão absorver a luz a um determinado comprimento de onda.
A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas.
A espectroscopia de infravermelho (espectroscopia IV) é um tipo de espectroscopia de absorção que usa a região do infravermelho do espectro eletromagnético. Como as demais técnicas espectroscópicas, ela pode ser usada para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra.