Resposta. Corpo em movimento é aquele que se desloca no espaço, em relação a um referencial. Da mesma forma, corpo em repouso é aquele que não se desloca no espaço, em relação a um referencial. ... Se um carro estiver na faixa da direita, também a 100 km/h, você estará em repouso em relação a ele.
Ela afirma que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em repouso ou em movimento retilíneio uniforme (MRU). Sendo assim, um corpo só vai se movimentar se uma força for aplicada a ele, caso contrário, permanece inerte (em repouso). Podemos exemplificar a primeira lei de Newton.
Num corpo em repouso actuam forças cuja resultante é nula. Diz-se que o corpo está em equilíbrio estático. Sempre que as duas forças têm a mesma intensidade, a força resultante é nula e o movimento continua , passando a ser rectilíneo uniforme porque a velocidade é constante.
Relação entre força e aceleração Segundo a primeira lei de Newton, quando a força resultante sobre um corpo é nula, ele tende a continuar em seu estado de movimento original, seja esse em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.
Força nula é quando a resultante das forças aplicadas em um corpo são iguais a 0. Ou quando o corpo está sobre inércia, ou seja ele pode estar “parado” ou em movimento retilíneo uniforme, sem a atuação de nenhuma força então, assim dizemos que a força resultante sobre esse corpo é nula.
Resposta. Força sim, mas força resultante não. Um corpo para estar em movimento não precisa de força resultante(MRU), mas em um corpo parado, ou seja, em repouso permanente não há força RESULTANTE.
Segundo a terceira lei, se um corpo faz uma força em outro, imediatamente ele receberá desse outro corpo uma força de igual intensidade, igual direção e sentido oposto à força aplicada, como é mostrado na figura a seguir.