EQST

Quando Realizar Tratamento Expectante?

Quando realizar tratamento expectante?

Nesse contexto, uma terapêutica sugerida, em lesões de cárie profunda com grande risco de exposição pulpar ao se remover toda a dentina cariada, é o tratamento expectante que se propõe a reduzir este risco de exposição na primeira escavação e ocasionar reações fisiológicas no complexo dentino-pulpar5.

O que é tratamento expectante e quais materiais são utilizados?

Tratamento expectante: consiste na não remoção total da cárie devido ao risco de exposição pulpar. Desse modo, remove-se a maior quantidade de tecido cariado possível (com curetas e/ou brocas em baixa rotação).

Quando realizar capeamento pulpar indireto?

Em casos de fratura sem exposição pulpar ou reabsorções dentárias iniciais, ex. cáries superficiais, é indicado o capeamento pulpar indireto. Neste processo são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa.

Como se faz capeamento pulpar direto?

Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.

Quais os requisitos devem ser observados para termos sucesso no capeamento pulpar direto?

Em decorrência das caracte- rísticas peculiares dos dentes de- cíduos, alguns aspectos devem ser relevados na escolha da realização da técnica de capeamento pulpar direto, dentre osquais estão incluí- dos o tamanho da exposição, a ori- gem dessa exposição, ausência de contaminação pulpar, ausência de alterações ...

Quando devemos fazer o capeamento pulpar indireto?

Capeamento Pulpar Indireto Em casos de fratura sem exposição pulpar ou reabsorções dentárias iniciais, ex. cáries superficiais, é indicado o capeamento pulpar indireto. Neste processo são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa.

Como é realizado a técnica do capeamento pulpar indireto?

Capeamento Pulpar Indireto Neste processo são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa. Aplica-se o cemento hidróxido de cálcio sobre o local da lesão para induzir o reparo dentinário seguido pela restauração final, recompondo a estética dental.