A atenção define-se pelo direcionamento da consciência e estado de concentração mental sobre determinado objeto. Caracteriza-se por selecionar, organizar e filtrar as informações, funcionando como uma filmadora.
A atenção discriminativa é a função mental que ao focalizar dois ou mais estímulos diferentes, necessita realizar uma discriminação, uma separação, para tornar em consideração somente o estímulo de seu interesse e assim emitir uma resposta específica (Tonglet, 1999).
A atenção voluntária nos permite fazer uma escolha do objeto a que voltaremos nossa atenção. Essa atenção, a voluntária, nos leva a focalizar um determinado objeto, “desligando-nos” dos demais estímulos que estão ao nosso redor.
Por exemplo: a atenção voluntária e a memória sensorial que atuam durante as inter-relações estabelecidas com a professora e os colegas (no plano interpsicológico) irão, mais tarde, constituir o repertório cognitivo-comportamental da criança (plano intrapsicológico) (MOLL, 1996).
Na atenção estão inclusos processos conscientes e inconscientes. A consciência é o estado de estar plenamente ciente dos acontecimentos ou fatos, como esses definem o mundo lógico, ser consciente ou ter consciência é estar no mundo.
Se nós tivéssemos que usar uma definição básica e geral para diferenciar os dois tipos de consciência, seria a seguinte: uma delas te permite fazer parte da sua realidade, perceber cada nuance, estímulo e processo interno. A outra, por sua vez, permite que você se comporte de forma moral e socialmente aceitável.
ALTERAÇÕES DA ATENÇÃO Os distúrbios da vigilância incluem o aumento, hipervigilância, e a diminuição, ou hipovigilância. A hipervigilância caracteriza-se como um estado em que o indivíduo está atento a um estímulo novo a cada momento, deslocando a sua atenção de um fato para outro, com grande rapidez.
- Hipotenacidade: dificuldade de manter-se fixado a um mesmo estímulo. - Hipertenacidade: atenção excessiva a determinado estímulo. É a função mental que possibilita a tomada de conhecimento sobre o ambiente e o próprio corpo.
A hipervigilância é um estado de atenção, sensibilidade e alerta do seu ambiente. Isso pode fazer com que você se sinta alerta a qualquer perigo oculto. No entanto, muitas vezes esses perigos não são reais. Ela pode ser caracterizada como um sentimento desagradável.
Significado de Tenacidade substantivo feminino Característica, qualidade ou estado do que é tenaz; particularidade do que demonstra perseverança; obstinação.
As alterações do nível ou grau da consciência ocorrem como resultado do entorpecimento do cérebro , causado por medicamentos, drogas, condições fisiológicas alteradas ou doenças, e varia da lucidez plena ao coma profundo, passando pelos estágios conhecidos como obnubilação, torpor e coma superficial.
Quando a consciência está alterada ou diminuída, a capacidade da pessoa permanecer acordada, alerta ou orientada em relação ao ambiente ao seu redor, é comprometida. Consciência alterada pode ser uma condição de emergência médica. As alterações de consciência podem ser divididas em: NÃO PARE AGORA...
Para avaliação do nível de consciência de um paciente, esteja ele em estado de gravidade ou não, inicialmente é feito um exame clínico/físico a fim de colher um histórico neurológico e identificar de imediato e holisticamente, alterações na função neurológica.
Utiliza-se a Escala de Coma de Glasgow para avaliar o nível de consciência, embora esta tenha limitações. Glasgow menor ou igual a 8 indica a necessidade de intubação orotraqueal para manutenção de vias aéreas e evitar aspiração. Alterações e assimetria na resposta motora costumam indicar lesão encefálica.
O desenvolvimento da Consciência Pessoal – os 7 níveis de consciência humana
Na prática clínica é extremamente comum o médico se deparar frente a um paciente com alteração do nível de consciência. Dentre as etiologias comuns que ocasionam essa alteração estão as causas metabólicas, tóxicas e infecciosas.
Condutas em rebaixamento do nível de consciência. As alterações do nível de consciência também são conhecidas como sonolência, letargia, obnubilação, torpor e coma. As principais diferenças entre esses variados estados neurológicos são: O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve.
Rebaixada é o feminino de rebaixado. O mesmo que: aviltada, deprimida.
Inclinação no teto ou no telhado de uma casa. [Carpintaria] Encaixe aberto numa peça para se introduzirem outras. Etimologia (origem da palavra rebaixo). Der regressiva de rebaixar.
Significado de Humilhar verbo bitransitivo e pronominal Tornar humilde; demonstrar obediência, respeito, submissão em relação a algo ou alguém; humildar-se: os desgostos da vida humilharam-no; humilhou-se com a falência.
3 formas de rebaixar o carro sem perder estabilidade e conforto
Caso você decida rebaixar o seu carro, a primeira coisa a se fazer é procurar o Detran da sua cidade e pedir uma autorização. Você irá preencher um formulário e especificar todas as mudanças que pretende fazer. Depois será necessário adquirir um conjunto de molas esportivas e amortecedores especiais.
Quanto custa para legalizar carro rebaixado? O valor para legalizar um carro rebaixado, com a emissão dos documentos citados, pode variar entre os estados do Brasil. Contudo, custa, em média, em torno de R$ 300,00, fora os gastos com o seu mecânico de confiança.
Em pequenas atitudes, às vezes até sem querer, nos rebaixamos. Por exemplo: quando alguém nos elogia e a gente fala: “ah, você que é linda” ou “ah, não sou tão bom quanto você”. Pare, aceite o elogio e se engrandeça pelo trabalho que fez. Quem se sente inferior, se fecha, se prende.