vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.
Depois das chamadas, o candidato aprovado na carreira e modalidade de concorrência e que não esteja matriculado em algum curso poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera.
Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Limeira, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, São Carlos e São José do Rio Preto.
Para isso, além de dominar as matérias do ensino médio, é importante entender como funciona o processo seletivo, desde a realização da inscrição até a correção de provas, que entra numa fase decisiva. Veja a seguir as respostas para as principais dúvidas sobre o vestibular 2021 da Fuvest.
Além das provas de 1ª e 2ª fases, os candidatos às carreiras de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas devem fazer provas de Competências Específicas. Cada curso tem um calendário próprio.
Para fazer uma boa redação, é importante que o candidato treine a escrita, o tempo que leva para fazer o rascunho do texto completo e o período que demora para passar tudo a limpo. Além disso, é importante que o vestibulando esteja atento a temas atuais e que estejam tomando conta dos noticiários que podem ser cobrados na prova.
Em caso de renda insuficiente, você poderá solicitar este benefício. Os pedidos devem ser enviados das 12h de 15/05/2023 até as 12h de 14/07/2023. Confira o regulamento aqui.
Todo o processo de inscrição deve ser feito pela internet por meio do site www.fuvest.br, de 31 de agosto a 23 de outubro de 2020. A taxa para se inscrever é de R$ 182.
Para 2021, a USP oferece 11.147 vagas em diversos cursos de graduação, 8.242 delas são para ingresso via vestibular e 2.905 são destinadas para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.
As medidas sanitárias para preservar a saúde dos candidatos em relação à covid-19 continuam. A Fuvest, responsável por organizar o exame, traz mais locais de provas, com uma ocupação máxima de 40% em cada sala de aula, uso obrigatório de máscaras faciais, entre outras orientações.
Ao se inscrever no vestibular, a pessoa poderá optar por uma de três modalidades de ingresso que estão disponíveis. Ao selecionar uma delas, o vestibulando vai concorrer apenas com outros candidatos que optaram pela mesma modalidade. São elas:
Existem algumas dicas fundamentais para quem vai fazer a prova da Fuvest em relação aos estudos. Em primeiro lugar, é importante que o estudante revise matérias de todo o ensino médio e que faça provas antigas do vestibular da USP para entender quais são os temas pedidos com mais frequência e de que forma os conteúdos são cobrados.
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é a responsável pela prova que define quem entra na mais bem avaliada universidade do Brasil: a USP (Universidade de São Paulo). Seu vestibular é um dos mais concorridos do país e atrai estudantes de todas as regiões. Caso você seja um deles, é preciso que se prepare com antecedência para o exame.
A avaliação será através de vídeo produzido especificamente para o vestibular, segundo os critérios estabelecidos na página 67 do Manual do Candidato da Fuvest 2021
A nota final do candidato será obtida a partir da ponderação das seguintes notas: da 1ª fase (convertida para a base centesimal e denotada por "F1"); das duas provas da 2ª fase (D1 e D2); e, quando for o caso, da prova de habilidades específicas, conforme as expressões a seguir:
Ao todo, 33.315 candidatos, incluindo treineiros, foram aprovados na primeira fase e convocados para a realização da segunda etapa. Dentre eles, 21.262 foram convocados para a modalidade Ampla Concorrência (AC), 8.997 para a modalidade Ação Afirmativa EP e 3.056 para a modalidade Ação Afirmativa PPI.
10 de janeiro de 2021
R$ 182,00
O vestibular da Fuvest consiste em provas divididas em duas fases. Na primeira fase, que vai acontecer no dia 10 janeiro de 2021 e é eliminatória, será aplicado exame de múltipla escolha.
Existem três formas principais de ingressar nessa universidade: pelo vestibular, que é promovido pela Fundação Universitária para o Vestibular, a Fuvest; pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); pela transferência externa para USP, um processo que também é ...
A faculdade USP apresenta nota de corte média de 760.
A USP é uma universidade pública e gratuita, que oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. A seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para quem já cursa o ensino superior, também é possível solicitar transferência.
Ribeirão Preto: Administração, Ciências Contábeis, Ciências de Informação e da Documentação, Ciências Econômicas, Direito, Economia Empresarial e Controladoria, Enfermagem, Farmácia Bioquímica, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Medicina, Nutrição, ...
Nas áreas de Artes, Ciências e Humanidades os cursos de Ciência da Atividade Física; Gerontologia; Gestão Ambiental; Gestão de Políticas Públicas; Lazer e Turismo; Licenciatura em Ciências da Natureza; Marketing; Obstetrícia; Sistemas de Informação; e Tecnologia Têxtil e da Indumentária Humanidades serão distribuídos ...
Veja as notas de corte da Fuvest dos anos anteriores para todos cursos da USP:
O curso de Direito apresenta nota de corte média de 734.
Em um ano, aluno vai da reprovação na 1ª fase ao 1º lugar em direito na USP. ... No seu caso, a única escolha foi o curso de direito na USP (Universidade de Sâo Paulo). O vestibular é dos concorridos e com fama de difícil, elaborado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
Tabela de pontos do Enem 2021 para cada curso
A Universidade Federal dos Pampas (UNIPAMPA), no campus de São Borja, obteve a menor nota de corte Sisu 2020 para o curso de graduação em Direito, com 444,08 pontos.
Cursos mais fáceis (nota de corte: 450 a 600 pontos, em média):
450 pontos
A partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies....
A média de nota da redação do Enem é de 400 a 600 pontos. Mas, para falar de uma boa nota é preciso analisar o curso que se pretende ingressar, pois na maioria dos processos seletivos têm notas de corte. Assim, por exemplo, com 600 pontos na redação é possível entrar em cursos como História, Letras, Biblioteconomia.
O processo seletivo é exclusivo para pessoas que atendam às exigências de escolaridade e renda determinadas pelo MEC. Para participar da seleção de 2020, o candidato deverá ter prestado o Enem 2019, apresentando média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.
620 pontos