O ouvido tampado ou entupido pode ser causado pela diferença de pressão, o que pode acontecer durante mergulho ou voo de avião, por exemplo, ou ser causado pelo acúmulo de cera, água no ouvido, resfriado, bruxismo, labirintite, colesteatoma ou síndrome de Meniere, por exemplo.
O que fazer: caso o ouvido entupido seja devido ao bruxismo, é importante ir ao dentista para ser feita uma avaliação ao estado da mandíbula e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado, que envolve o uso de placas de bruxismo para dormir, pois assim é possível evitar a contração dos músculos da mandíbula. Entenda como é feito o tratamento do bruxismo.
O que fazer: para retirar a cera acumulada e aliviar a sensação de ouvido entupido, é recomendado ir ao otorrino para fazer uma limpeza adequada, além de ser também importante evitar o uso de cotonetes. Veja como limpar o ouvido corretamente para evitar o acúmulo de cera.
Para lavar o nariz e os seios nasais, deve-se encher uma seringa estéril sem agulha com cerca de 10 a 20 mL de soro fisiológico 0,9%, inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado. Em seguida, posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina.
O ouvido entupido pode surgir devido a diferença de pressão durante um mergulho ou viagem de avião, ou ser causado pela entrada de água no ouvido, excesso de cera, ou até por resfriado, sinusite, infecções no ouvido ou labirintite, por exemplo. Veja outras causas do ouvido entupido.
Por isso, caso a sensação de ouvido entupido não melhore após alguns minutos ou mesmo após realizar medidas caseiras, como mascar chiclete ou respirar pelo nariz enquanto mantém a boca fechada, por exemplo, ou caso seja acompanhada por sintomas, é recomendado consultar o otorrinolaringologista para que seja feita uma avaliação dos ouvidos e, assim, seja indicado o tratamento mais adequado.
O que fazer: por não ter uma causa específica, esta síndrome não tem cura, mas pode ser tratada com remédios indicados pelo otorrino que ajudam a diminuir os sintomas durante o dia-a-dia, especialmente as tonturas e a sensação de ouvido entupido.
Quando a pressão atmosférica muda de forma repentina, como em uma decolagem ou pouso de avião ou durante mergulhos profundos, é comum sentir um entupimento temporário dos ouvidos. Isso ocorre devido ao desequilíbrio entre a pressão atmosférica do ambiente e a pressão interna do ouvido médio.
O que fazer: a labirintite geralmente não tem cura, podendo surgir por crises ao longo dos anos. No entanto, o tratamento com remédios indicados pelo otorrino podem ajudar a aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida. É recomendado consultar o otorrinolaringologista para identificar a causa da labirintite e iniciar o uso de medicamentos que possam aliviar os sintomas, especialmente durante as crises de labirintite. Veja todas as opções de tratamento para a labirintite.
O acúmulo de cera é uma das causas mais comuns para a sensação de ouvido tampado e acontece porque realmente o ouvido fica entupido com cera. Embora a cera seja uma substância saudável, produzida pelo corpo para eliminar sujeira do canal auditivo, pode acabar se acumulando em excesso, causando dificuldade para ouvir.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O que fazer: para retirar a cera acumulada e aliviar a sensação de ouvido entupido, é recomendado ir ao otorrino para fazer uma limpeza adequada, além de ser também importante evitar o uso de cotonetes. Veja como limpar o ouvido corretamente para evitar o acúmulo de cera.2. Água no ouvido
O que fazer: a labirintite geralmente não tem cura, podendo surgir por crises ao longo dos anos. No entanto, o tratamento com remédios indicados pelo otorrino podem ajudar a aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida. É recomendado consultar o otorrinolaringologista para identificar a causa da labirintite e iniciar o uso de medicamentos que possam aliviar os sintomas, especialmente durante as crises de labirintite. Veja todas as opções de tratamento para a labirintite.7. Infecção do ouvido
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O ouvido entupido é muitas vezes causado pela entrada de água no ouvido, seja durante o banho ou durante o uso da piscina ou mar e, caso não seja retirada, pode aumentar o risco de infecções no ouvido, sendo importante nesse caso consultar o otorrino.
A cirurgia também é indicada se a além da perfuração a pessoa apresentar fratura ou comprometimento dos ossos que formam o ouvido, sendo que isso é mais comum quando há um acidente ou um traumatismo craniano, por exemplo.
No entanto, quando o ouvido entupido surge sem razão aparente ou é acompanhado de outros sintomas como dor, coceira intensa, vertigens ou febre, pode indicar uma infecção ou alteração nas estruturas do ouvido.
Se você não viajou de avião e nem se expôs a nenhuma outra mudança de altitude, é preciso observar se você também tem outros sintomas além do ouvido entupido.
O que fazer: a intensidade dos sintomas depende do tamanho do tumor, podendo ser necessário, em alguns casos, realizar a radioterapia ou cirurgia para remover o tumor.
A infecção do ouvido, também conhecida como otite, é uma das causas mais comuns da sensação de ouvido tampado. Isso acontece porque, durante uma infecção, o canal auditivo fica inflamado, dificultando a passagem dos sons até ao ouvido interno e causando a sensação de ouvido entupido.