A transformação isobárica é caracterizada por uma variação de volume e temperatura, mantendo-se a pressão constante. Esse tipo de transformação é descrito matematicamente pela lei de Charles e Gay-Lussac.
Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. Por exemplo, se for feito em um ambiente aberto, a transformação será isobárica, pois a pressão será a pressão atmosférica que não mudará. Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.
(2) Transformação isobárica: Essa palavra vem do grego iso, que significa “igual”, e baros, que é “pressão”, ou seja, essa é uma transformação gasosa que ocorre com a pressão constante, enquanto as outras variáveis (temperatura e volume) variam.
A transformação isobárica, como o nome diz, é uma transformação em que variam somente o volume e a temperatura de um gás, sendo a pressão mantida constante. ... Caso haja uma expansão (aumento de volume) o trabalho será positivo; em caso contrário, numa contração do gás, o trabalho será negativo.
b) Verdadeiro - O aquecimento do líquido em um bule acontece sob pressão externa constante, portanto, pode ser considerado um processo isobárico.
Pode ser considerado um exemplo de processo isobárico : a)Um balão de gás Hélio que sobe pelo empuxo atmosferico.
A Floresta Amazônica com todos as suas plantas, animais, clima, tipos de solo e rios forma um ecossistema. Um pequeno jardim, um aquário e um lago, por exemplo, também formam ecossistemas, uma vez que, nesses locais, há organismos vivos interagindo com o ambiente em que vivem.