Pulsus tardus é definido como "uma pulsação lenta para subir e descer"; pulsus parvus é definido como "um pequeno pulso". O tardus parvus de onda é aplicável ao movimento ascendente retardado e reduzido do pulso da artéria carótida em doença oclusiva proximal, tal como a estenose aórtica.
Realiza-se a palpação do pulso carotídeo direito com a polpa do polegar esquerdo, enquanto os dedos médio e indicador fixam-se sobre as últimas vértebras cervicais. A mesma técnica é aplicada do outro lado. Localização: palpar profundamente à borda anterior do músculo esternocleidomastóideo.
Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.
Em repouso, a frequência cardíaca normal apresenta uma variação entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). A aceleração dos batimentos (acima de 100 bpm) indica que a pessoa está com taquicardia. Já uma frequência cardíaca baixa, inferior a 60 bpm, é considerada uma condição de bradicardia.
Para a verificação do pulso, pode-se utilizar a artéria, pediosa, poplítea, femoral, temporal, carótida ou, a mais utilizada, radial. O número considerado normal de pulsações em um adulto varia de 60 a 80 batimentos por minuto.
Resposta. O que se chama comumente de "pulso" está associado às pulsações ou às batidas do coração, impulsionando o sangue pelas artérias, e que podem ser sentidas ao posicionarmos as pontas dos dedos em locais estratégicos do corpo.
Se a vítima não estiver respirando, mas apresentar batimentos cardíacos (pulso), iniciar a respiração artificial conforme o procedimento. Caso não haja sinal de pulso, iniciar a RCP segundo o procedimento.
O estado geral de um acidentado pode ser identificado pela cor e pela umidade da pele. Uma pessoa pode apresentar pele pálida, cianosada (azulada) ou hiperamiada (avermelhada e quente), além disso, a pele pode ficar úmida e pegajosa.
Os socorristas devem cumprir as seguintes etapas nos primeiros socorros:
● Divide-se em quatro etapas sequenciais: