A eletrólise do cloreto de sódio na forma ígnea produz gás cloro e sódio, já a eletrólise do sal em meio aquoso produz os gases cloro, hidrogênio e soda cáustica. A eletrólise é um processo em que se passa uma corrente elétrica sobre uma substância e, por meio de reações de oxirredução, o composto decompõe-se.
A produção do sódio é feita por meio da eletrólise ígnea do cloreto de sódio fundido (usa-se uma mistura fundente de carbonato de sódio e cloreto de cálcio).
Eletrólise é um processo físico-químico que utiliza a energia elétrica de uma fonte qualquer (como pilha ou bateria) para forçar a ocorrência de uma reação química de produção de substâncias simples ou compostas que não podem ser encontradas na natureza ou que não são encontradas em grande quantidade.
O conceito de eletrólise refere-se aos processos químicos provocados, isto é, artificiais, que se baseiam na passagem de corrente elétrica por um sistema líquido com presença de íons. ... Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica.
Lei de Proust: a Lei das Proporções Constantes Enquanto Lavoisier afirmava que a soma das massas dos reagentes e produto eram iguais, Proust observou que a proporção era similar. A proporção em massas das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.