Terra preta arqueológica: um dos solos mais ricos do mundo.
Assim os solos roxos e solos negros que são encontrados no sul do Brasil, na Europa entre outros locais são os mais férteis do que a maioria e assim são os que fazem as melhores plantações, algumas correções de solo podem possibilitar resultados próximos.
Um solo infértil é o contrário de solo fértil, ou seja um solo que não tem a capacidade de produzir nutrientes suficientes para o que é plantado.
Uma maneira simples e barata de melhorar a fertilidade do solo é através do plantio de adubos verdes ou culturas de cobertura, que adicionam matéria orgânica e nitrogênio ao solo, aumentam a atividade biológica e recuperam nutrientes lixiviados (lavados) para as camadas mais profundas.
Aplicação de biocarvão Produzido a partir dos resquícios da queima de materiais orgânicos, o biocarvão ajuda a melhorar as condições químicas, físicas e biológicas do solo, contribuindo para sua recuperação. A prática também diminui a acidez do solo, tornando-o mais fértil e propício ao plantio.
Escolhendo as espécies e tipo de plantio Existem várias técnicas de recuperação de áreas degradadas, tais como plantio em linhas, plantio alternado e sistemas agroflorestais. A escolha da técnica de recuperação implica na seleção de espécies que devem pertencer ao bioma da área a ser recuperada.
Nesse caso, o procedimento mais recomendável é o Reflorestamento, que deve ser realizado, preferencialmente, com espécies nativas da região, mesmo aquelas que foram completamente retiradas da área da floresta e que se encontram apenas em outros locais.
A regeneração, baseada nos resultados adquiridos, acreditamos que levará em torno de 50 anos. Caso a intensidade do incêndio seja mais grave, poderá levar mais tempo.