A música Cálice foi escrita em 1973 por Chico Buarque e Gilberto Gil, sendo lançada apenas em 1978. ... Cálice se tornou num dos mais famosos hinos de resistência ao regime militar. Trata-se de uma canção de protesto que ilustra, através de metáforas e duplos sentidos, a repressão e a violência do governo autoritário.
A música "Cálice" foi censurada porque fazia uma crítica à Ditadura Militar no Brasil e à censura imposta por ela, que calava as pessoas que denunciavam a violência do regime. A palavra "cálice" é gritada na música num tom imperativo, lembrando uma ordem para se calar - "cale-se!".
Chico Buarque
Composta em 1970 por Chico Buarque, Apesar de Você foi lançada no mesmo ano em um compacto simples. Mas eram tempos de ditadura, e, devido à forte censura do governo Médici, a canção só pôde ser lançada oficialmente oito anos depois, no final do governo Geisel.
O motivo da censura era que a música incitava o povo contra os militares. Se na época da ditadura militar os militares levavam suas tropas nas ruas, o autor ao querer levar seu bloco (povo) nas ruas, incitava a população a conflitar contra os militares.
De todos os compositores perseguidos pela censura e pela ditadura, é provável que nenhum outro tenha sido tão prejudicado quanto foi Taiguara. Nada menos que 68 de suas canções foram proibidas.
Músicas que foram censuradas na ditadura
Nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Cacá Diegues, Nara Leão e Augusto Boal se exilaram para escapar da perseguição do regime militar. ;Nunca quis morar fora do Brasil. ... Ele foi obrigado a deixar o Brasil em 1969 acompanhado por Gilberto Gil.
Caetano Veloso abriu o baú de memórias e relembrou um registro de 1971, que marca o seu regresso ao Brasil, depois de dois anos de exílio no exterior, durante a ditadura militar no Brasil. Na ocasião, de acordo com o cantor e compositor, o seu retorno ao país fora autorizado para uma missa em homenagem a seus pais.
O álbum Gal Costa, que trazia o esplendor da Tropicália, foi todo produzido e feito em 1968, o atraso em seu lançamento, em 1969, oxigenou o movimento tropicalista, estrangulado pela prisão de Caetano Veloso e Gilberto Gil. ... A diva Gal Costa nascia para o Brasil, perpetuando-se até os dias atuais.
A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. ... Houve abençoados pela censura que construíram impérios de comunicações.
Em 1964, no Brasil, a repressão e a censura instauradas pelo regime militar deram origem a movimentos musicais que viam na música uma forma de criticar o governo e de chamar a população para lutar contra a ditadura. ... Foram diversas as canções que falavam da maneira insana que o regime controlava e tratava a população.
As metáforas foram usadas para evitar o choque direto com a censura. ... Alvo predileto da censura, sobretudo a partir da decretação do AI-5, em 1968, Chico Buarque chegou a adotar, no início da década de 1970, o pseudônimo Julinho da Adelaide para ter suas músicas aprovadas.
Resposta. Resposta: Driblar a censura foi um aprendizado para todos os artistas e intelectuais que, a partir de 1964, se engajaram na resistência ao regime militar.
Bom durante o golpe militar vários artistas foram censurados e impedidos de cantar suas músicas, assim eles saíram do Brasil, para não serem perseguidos ou mortos eles buscavam exílio em outros países, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque foram os artistas mais perseguidos durante o golpe e ...
Um artista não tinha mais uma forma limitada de atuação, como por exemplo, a pintura ou escultura. Performances, cartazes, pichações e até produtos industrializados modificados passaram a compor o catálogo das artes brasileiras. O que importava era o conceito, a leitura que o artista fazia da realidade.
No shopping center Copacabana, em dezembro de 1964, artistas como Nara Leão contracenaram “Opinião “, de direção de Boal, show-manifesto de resistência com referências disfarçadas em músicas de protesto, de forma a driblar a censura. Assim, “Opinião “ se tornou emblemático na história brasileira.
Era na música que os protestos mais pungentes contra o regime estavam presentes. Na maioria das vezes, eles vinham mascarados por inversões, ironias, duplos sentidos e estratégias linguísticas que não raro passavam despercebidas pelo Departamento de Censura de Diversões Públicas (DCDP), mas nunca pelo público.
As artes visuais assumiram primeiramente uma forma crítica e reflexiva a esse contexto histórico, na forma de um questionamento de seus próprios meios de criação. ... A chamada “nova figuração” adaptou a pop art norte-americana para fazer críticas ao imperialismo, à cultura de massa e ao autoritarismo.
Carlos Zílio diz que o AI-5 teve um efeito imediato de fragmentação - com o exílio de artistas, a repressão de reuniões e atividades públicas e a impossibilidade de realizar projetos culturais coletivos. "O ambiente se tornou absurdamente improdutivo", descreve. "Houve uma dispersão.
Por que ele tem local e hora para acontecer,passando o tempo e o espaço ele deixa de ser a expressão artística na forma pura, restando apenas vestígios da arte efêmera, ou seja, espetáculos de dança,música,teatro e happenings.
Para perceber a poética na obra de um artista deve-se observar seus elementos, sejam eles objetos, cores utilizadas, seres vivos, pinturas. Devemos nos atentar também aos detalhes escondidos por baixo dos outros elementos, pois muitos artistas preferem expressar seus sentimentos de forma discreta e subliminar.
Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.
A poética tem a função de representar as ideias do artista, o que ele tem a intenção de transmitir para o espectador. A poética, como disciplina teórica, é o estudo de obras literárias, visando esclarecer as características gerais delas, sua literalidade.
Resposta. Sim, muitos artistas se expressão usando a arte colocando seus sentimentos nela. Se vc entender a mensagem que ele quer passar ou como estava se sentindo ao fazer aquela arte vc pode se sentir tocado ou até mesmo sentir o mesmo que ele estava sentindo naquele momento.