Significado de Causa substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. ... [Jurídico] Razão que leva alguém dar início a um processo judicial; esse processo; ação, demanda: causa cível.
A finalidade é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc. ... Ao ser questionado sobre a finalidade de um texto, a ideia é que quem responda possa identificar quais os objetivos que o conteúdo apresentado traz.
Os advérbios de causa são sentenças subordinadas que indicam a causa da ação da sentença principal. A conjunção mais frequente é porque, mas existem outras: desde que, bem, como, o que, no entanto, por isso, desde que, entre outros.
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.
O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem.
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).
Gramática. Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.
Lugar: aí, aqui, acolá, lá, além, atrás, detrás, através, cá, longe, onde, perto, dentro, fora, junto, acima, abaixo, adiante, defronte. Tempo: hoje, ontem, anteontem, amanhã, sempre, nunca, jamais, brevemente, cedo, tarde, antes, depois, ora, já, logo, outrora, então, aí, quando.