“[A palavra minoria se refere a] um grupo de pessoas que de algum modo e em algum setor das relações sociais se encontra numa situação de dependência ou desvantagem em relação a um outro grupo, “maioritário”, ambos integrando uma sociedade mais ampla.
Mulheres e negros são a grande maioria populacional no país, mas devido a um processo histórico, ainda são minoria quando o assunto são direitos Com uma população estimada de 203,3 milhões habitantes no Brasil em 2014, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Domicílio (PNAD), 98,419 milhões são homens (48,4% do ...
Ao falar de minorias muitos fazem referências a um número menor de pessoas, mas nesse caso, o termo diz respeito a uma situação de desvantagem social. ... Comportamentos discriminatórios e preconceituosos também costumam afetar os grupos minoritários.
Resposta: Explicação: eles tem seus direitos cercados por causa da cor, orientação sexual, gênero, religião etc. O estado tem o dever de garantir esses direitos porém não garante já que os governantes são elitistas e não dão voz as minorias.
São grupos que, em geral, são compostos por um número grande de pessoas (na maioria das vezes, são a maioria absoluta em números), mas que são excluídos por questões relativas à classe social, ao gênero, à orientação sexual, à origem étnica, ao porte de necessidades especiais, entre outras razões.
O termo minoria refere-se, na sociologia, a grupos sociais historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos por questões étnicas, de origem, por questões financeiras e por questões de gênero e sexualidade.
Grupo social: á a reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras, e por isso capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum.