O período ficou conhecido como parlamentarismo às avessas. Os partidos políticos eram o Partido Liberal e o Partido Conservador. O Brasil foi à luta na Guerra do Paraguai, contando com a participação de muitos escravos. Esses dois fatos, juntos, foram importantes para a proclamação da república.
Resumo. Existem alguns pontos importantes no período segundo reinado: A abolição da escravatura no Brasil foi concretizada com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. A abolição da escravatura, foi resultado de um grande movimento popular e político, aliados com a resistência realizada pelos escravos.
A crise do Império diz respeito a uma série de transformações que ocorreram no Brasil desde o século XVII e que levaram ao enfraquecimento da monarquia, sobretudo durante o Segundo Reinado, ocasionando o fim do Império no Brasil e início da República, em 1889.
Questão escravista A abolição da escravidão no Brasil ocorreu em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea. Porém, os escravos foram libertos sem que os donos de fazenda de café fossem indenizados por causa da abolição.
A decadência da monarquia, resultado de seu enfraquecimento nos meios políticos e nas elites econômicas do Brasil, fez com que o republicanismo ganhasse força como alternativa política. Essa forma de governo foi viabilizada pela conspiração dos militares contra a monarquia.
Os principais fatores que levaram a queda da Monarquia foram os termos da Abolição da Escravatura, a expansão do prestígio do Exército, a Questão Religiosa e o "clima cultural" do final do século XIX.
Questão Servil A intenção era acabar com a escravidão de forma gradual e de tal forma que o Estado não precisasse indenizar os donos de escravos. ... Em 13 de maio de 1888 foi assinada pela Princesa Isabel a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil mas não se comprometeu a pagar indenização aos donos de escravos.
Resposta. No contexto internacional os ingleses sõa os mais notáveis.
Era consenso entre as elites intelectuais que o Brasil não sobreviveria sem a mão de obra escrava. Assim a Constituição de 1824 foi omissa em relação à escravidão. Isso significava que o regime escravista seria regido pelo direito de propriedade sem interferência do Estado na relação entre senhores e escravos.
Resposta: O Brasil tardou em acabar com o regime escravista porque receava que a economia entrasse em colapso, uma vez que a mão de obra escrava era considerada o seu grande sustentáculo. Nesse sentido, o governo não pretendia contrariar sua base de apoio, que era aristocrática, agrária e escravocrata.