Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.
São eles: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, senão, embora, conquanto, ainda que, mesmo que, mesmo quando, apesar de que, se bem que, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese etc.
Resposta: Explicação: Elementos coesivos, se bem empregados, fazem um texto mais fácil de ser interpretado, o que é muito importante e, acima de tudo, faz com que o texto alcance seu objetivo final (a comunicação) de forma mais eficiente.
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.
Quando bem utilizada a coesão permite, a eficiência na transmissão da mensagem ao interlocutor e, por consequência, o entendimento. ... Koch (2001) apresenta dois mecanismos básicos de coesão textual sendo: Selecione uma alternativa: a) Referencial e sequencial.
São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
São seis os tipos de coerência que colaboram para a coerência global de um texto. São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto.